Cursos de Qualificação Profissional são oferecidos para beneficiários do PBF

Os beneficiários do Programa Família interessados nas vagas de qualificação profissional devem correr, pois as inscrições se encerram dia 31 de maio.

Em diversas cidades do Brasil, foram abertas, agora no final de mês de Maio, inscrições para cursos de qualificação profissional gratuitos para beneficiários do Programa Bolsa Família. As vagas são oferecidas pelas respectivas secretarias de assistência social dos municípios participantes, parte de uma campanha que visa reduzir a dependência do benefício para combate à fome.

Os cursos serão oferecidos, inicialmente, participantes e integrandes do grupo social cadastrados no programa e no Cadastro Único de Benefícios Sociais do Governo Federal.

Entre em contato com o CRAS da sua cidade para saber seu seu município está participando dessa iniciativa.

Cursos oferecidos

Por se tratar de uma iniciativa descentralizada, os cursos cariam entre cada município participante. Em Leopoldina/MG, por exemplo, serão oferecidos treinamentos para cuidador de idososo, cabelereiro, barbeiro, manicure, pedicure, auxiliar de cozinha e auxiliar de creche.

O número de vagas oferecidas, entretanto, não chegou a ser divulgado.

Requisitos para se inscrever

Para participar da iniciativa, os membros familiares precisam estar cadastrados no CADÚNICO, e o cadastro do grupo familiar precisa estar em dia.

Além disso, os candidatos às vagas precisam ter idade superior a 16 anos, e ter pelo menos, o ensino fundamental completo.

Também não será possível inscrever mais de um indivíduo de cada grupo familiar.

Critérios de seleção

Os critérios exatos para seleção dos aprendizes vai depender de portaria de cada município, porém, seguindo as regras de conduta do Ministério do Desenvolvimento Social, serão priorizados os atendimentos e oferta de vagas as famílias que:

  • O líder do grupo familiar seja uma mulher;
  • Tenham registrados casos de violência contra mulher
  • Tenham membros adolescentes cumprindo medidas sócioedcativas;
  • Em situação de pobreza extrema
  • Que não tenham participado, anteriormente, de cursos oferecidos para assistência familiar.

Cursos do Programa Progredir

Além dos cursos oferecidos pelas secretarias municipais de assistência Social, os beneficiários cadastrados no Prograa Bolsa Família também podem se inscrever nos cursos do programa Progredir.

O PP é uma iniciativa federal do Ministério do Desenvolvimento Social, para oferece vagas gratuitas para cursos preparatórios para membros de grupos familiares que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Além de cursos de preparação para diversas profissões, o Progradir ainda ofedere cursos para capacitação empreendedora, ou seja, para estimular os participantes a abrir seus próprios negócios para gerar riqueza, renda e empregos.

Segundo a Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, As aulas estão disponíveis em todo o Brasil, e existem opções Online ou Presenciais, sempre com emissão de certificado válido para que o beneficiário do Programa Bolsa Família possa comprovar a sua capacitação.

Para mais detalhes, basta entrar em contato pelo número 0800 707 2003.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *