Fim do Bolsa Família 2020 – Verdade ou Mentira?

Os recentes cortes que vem sendo realizados pelo governo Bolsonaro, tem gerado várias polemicas principalmente por conta do possível Fim do Bolsa Família 2020. Para esclarecer esse boato, preparamos este post que explica o possível fim do Bolsa família. Acompanhe.

Fim do Bolsa Família 2020
Fim do Bolsa Família 2020

Fim do Bolsa Família 2020: Verdade ou Mentira?

O fim do Bolsa Família é MENTIRA
O Presidente Jair Bolsonaro nunca disse que ia acabar com o Bolsa Família. Em 2019, o benefício até foi apliado, atravéz do pagamento do 13º do benefício.

Não há dúvidas de que o Bolsa Família 2020 é um programa que tem feito um bem imenso para as famílias brasileiras de baixa renda familiar, e que por isso, a sua extinção significaria mais famílias vivendo em situação de extrema precariedade.

Por isso, é quase que ilógico pensar que algum governo no mundo realizaria um ato tão desumano como o Fim do Bolsa Família 2020. A verdade é que o governo Bolsonaro não quer acabar com o bolsa família. Mas sim realizar algumas mudanças nele para deixa-lo ainda melhor.

 


Bolsa Família Vai Acabar?

Felizmente o Fim do Bolsa Família 2020 não vai acontecer. No entanto, ele sofrerá algumas alterações para beneficiar as pessoas que realmente são merecedoras de seus auxílios.

As mudanças que serão implementadas no programa visam impedir que os fundos que seriam melhor usados pelas famílias que realmente merecem, caiam nas mãos de pessoas que somente querem se aproveitar desse dinheiro.

Com essas alterações, poderão ser identificados os atuais beneficiários que não são merecedores do Bolsa família. Isso permitirá que haja mais fundos no Bolsa família para serem distribuídos entre as famílias necessitadas, e melhorar deste jeito as suas vidas.

No caso de benefícios que estão cadastrados em nome de políticos e pessoas cuja renda ultrapassa o limite estipulado pelo bolsa família para o recebimento do auxílio, por exemplo, o direito de participação nesse programa será vedado.

Sendo assim, todas as famílias inscritas no Bolsa Família que cumprem com os requisitos impostos pelo programa, não precisam preocupar-se com esses cortes. Pois elas não serão afetadas negativamente com isso.

Bolsonaro Vai acabar com o Bolsa Família?

O próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, já declarou que não fará a extinção do Bolsa Família. Reafirmando que a sua intervenção nesse sentido somente será para retirar os beneficiários ilegais do programa. De modo a deixar o Bolsa Família ainda mais preparado para ajudar a todas as famílias de baixa renda.


Em que casos o Bolsa Família pode ser bloqueado?

Em alguns casos, seu beneficio poderá ser cancelado, sem aviso prévio. Normalmente isso só ocorre quando existe suspeita de irregularidades, ou que a família não necessita mais do benefício.

Confira abaixo os principais casos de bloqueio do bolsa família:

1. Falta de atualização cadastral

Para que o Bolsa família tenha informações atualizadas acerca das famílias beneficiadas e saber se elas ainda merecem ou não ter os auxílios do programa, é preciso que todos os beneficiários do programa realizem a atualização dos seus dados no CadÚnico.

Quando há falta na atualização dessas informações, segue-se com o bloqueio do benefício. Por isso, é preciso que o beneficiário realize a atualização das suas informações cadastrais a cada 2 anos. Pois, essa é a exigência imposta pelo Bolsa família.

2. Falta de saques

Caso a família fique por 90 dias sem realizar nenhum saque do benefício, o cartão será bloqueado automaticamente. Nesses casos, se considera que a família não precisa mais do benefício, por isso não está mais realizando os saques.

3. Não cumprir as regras do PBF

Outro caso é quando o grupo familiar deixa de cumprir as regras do Programa. As principais irregularidades que causam bloqueio são:

  • Não fazer o recadastramento quando for solicitado;
  • Trocar os filhos de escola e não fazer o recadastramento;
  • Crianças não atingiram o tempo mínimo de presença escolar;
  • Crianças não tomaram as vacinas dentro do calendário de vacinação;
  • Mudança de endereço sem comunicar o Cadastro único;
  • Suspeita de que a renda familiar subiu.

Em que casos o Bolsa Família pode ser cancelado?

Não é somente a falta na atualização de informações que pode conduzir ao bloqueio do Bolsa família. Sendo que há irregularidades que quando cometidas podem levar a paragem completa do benefício. Ou seja, o bolsa família pode ser cancelado, como ocorre no caso de acúmulo do valor dos benefícios por muito tempo sem retirá-lo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *