Lista Bolsa Família 2020 – Beneficiários Por Município

Por ser um programa social usado com dinheiro público, o programa Bolsa Família deve ter seu conteúdo de fácil acesso para qualquer cidadão brasileiro. A consulta deve ser liberada para todos através da internet. Confira ao decorrer do artigo sobre a lista Bolsa Família 2020.

Na consulta os nomes dos beneficiários por município e os valores que eles recebem deve estar divulgado nos sites de transparência do governo. Quando o programa foi criado, em 2003, juntamente com ele o governo aprovou a lei nº 10.836 de 2004, em que trata sobre as informações do Bolsa Família como de acesso público.

Lista Bolsa Família 2020

Como são organizados os dados da Lista do Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome é o órgão que administra o programa Bolsa Família, atualiza os dados e a lista Bolsa Família de todos os anos e disponibiliza em seu site para consulta de qualquer brasileiro. Outro local em que os dados podem ser acessados é o Portal da Transparência do Governo Federal.

O acesso a esses dados do programa é uma forma de controle da sociedade, em que qualquer um pode consultar. Caso algum cidadão encontre alguma irregularidade nos dados do programa, ele pode denunciar. É uma forma do cidadão saber para onde está indo o seu dinheiro.

O cidadão terá acesso ao nome do responsável do benefício, o seu número de identificação social – mais conhecido como Número NIS – e o valor que ele recebe. A atualização dos beneficiários é mensal. Ou seja, de mês em mês pode surgir mais beneficiários ou cancelamento de existentes.

A atualização deve ser feita pelo departamento responsável do programa Bolsa Família de cada município.


Como Consultar a Lista Bolsa Família 2020

Para fazer essa consulta bolsa família é muito simples. Primeiramente, para que esse passo a passo funcione corretamente, use o seu navegador Internet Explorer, somente ele consegue abrir os dados corretamente.

  • Entre no site da Caixa Econômica Federal – www.caixa.gov.br;
  • Entre na parte em que está escrito “Benefícios e Programas”, depois “Bolsa Família”.
  • Nesta parte você poderá escolher em consultar por Estado, município ou por família.
  • Pelo Estado, você escolhe qual Estado deseja saber informações, qual mês e clicar em “Consultar”
  • Lá aparecerá quantas famílias são beneficiadas naquele Estado e qual a quantia repassada pelo governo.
  • A consulta por município acontece da mesma forma. Escolha a cidade e o mês que quer informações e clique em “Consultar”.
  • Abrirá as famílias que recebem naquele município juntamente com o valor recebido.
  • Para consultar a família que recebe a renda extra, é preciso digitar o número de identificação social do responsável daquela família e seu nome completo.
  • O sistema irá mostrar qual a situação do programa para aquela pessoa, sua data de nascimento e a cidade.

Lisa de Beneficiários Bolsa Família no Portal da Transparência

Essa é uma maneira muito simples de conferir quem recebe o Bolsa Família por cidade. Para isso, você deve:

É possível conferir informações sobre o benefício a partir do ano de 2004 até o ano atual.

Agora, será disponibilizada uma lista com os estados brasileiros, selecione aquele que contém a cidade desejada.

Após isso, aparecerá a lista de cidades do estado escolhido, você deve então clicar na qual deseja ter maiores informações.

Por meio dessa consulta, são exibidos valores recebidos em cada ano e mês pelas famílias beneficiadas. Ainda é disponibilizado a data de liberação do Bolsa Família e quando o saque foi realizado.

Bolsa Família

O Programa Bolsa Família nasceu em 2003 com o objetivo de garantir o direito à alimentação, saúde e educação as famílias que vivem na pobreza ou na extrema pobreza. O Bolsa Família é conhecido como um programa de transferência de renda.

Essas famílias recebem essa renda extra com o intuito de conseguir uma oportunidade de sair da situação da pobreza e vulnerabilidade. Os últimos dados do Governo Federal revelam que mais de 14 milhões de famílias recebem o Bolsa Família. Ou seja, cerca de 50 milhões de pessoas são beneficiadas com este programa social.

Para conseguir participação do programa não basta viver na pobreza ou na extrema pobreza. É preciso cumprir outros requisitos para cadastramento e no pós-recebimento do programa.

O que fazer se ver alguém recebendo indevidamente?

Se você encontrar alguém que não deveria estar recebendo o benefício com o nome na lista, entre em contato com a gestão municipal.

Ou então, ligue ao MDS pelo número 0800 707 2003 e informe os dados da família.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *