O benefício CNH Social 2024 é uma iniciativa do Governo Federal instituída em 2011 para aumentar a inclusão social no mercado de trabalho para motoristas profissionais. Basicamente, podem se candidatar ao benefício, pessoas que sejam beneficiadas pelo programa Bolsa Família, Ex-presidiários, ou pessoas que estejam desempregadas há mais de 1 ano. Segundo dados do próprio Governo Federal, desde a instituição do programa, já triplicou a inclusão de novos motoristas para categorias de habilitação profissional – classes C, D e E. A finalidade dessa iniciativa justamente essa: aumentar as oportunidades das pessoas menos favorecidas na sociedade para permitir que tenham acesso a novas carteiras de habilitação e mudança de categoria através da CNH Social 2024.
Os beneficiados à habilitação popular podem fazer a habilitação de maneira totalmente gratuita sem desembolsar sequer um centavo.
Conteúdo do Artigo
Como se Inscrever no Programa Habilitação Popular
Pouca gente conhece o programa de habilitação popular – ou CNH Social, e acaba perdendo a oportunidade de fazer a carteira de motorista de maneira totalmente gratuita. Basicamente, para ter acesso ao programa, é necessário que o candidato se enquadre em pelo menos uma das categorias descritas abaixo:
- Beneficiários do Bolsa Família;
- Pessoas que estejam desempregadas há mais de 1 ano;
- Ex Presidiários;
- Alunos de escola pública, maiores de idade, que possam comprovar o bom rendimento escolar;
- Ter renda mensal individual de até 2 salários mínimos mensais.
Aos interessados que se enquadrarem em pelo menos 1 das categorias acima, é possível se inscrever para concorrer a uma vaga. É importante lembrar que as vagas são limitadas, então podem não haver vagas para todos os inscritos.
O primeiro passo para participar do programa de CNH Social é fazer a inscrição no CadÚnico, na secretaria de Assistência Social da sua cidade, ou órgão equivalente. É necessário, no ato do cadastro, portar dados de identificação – RG, CPG e Comprovante de residência – Além de comprovante de renda pessoal, para realizar o seu cadastro. No caso de condições específicas, como ser ex-presidiário ou estudante, é preciso também comprovar através de documentos a situação alegada.
Uma vez que você tenha realizado o cadastro, é necessário partir para o próximo passo: procurar o DETRAN da sua cidade – ou cidade mais próxima – para fazer a inscrição no programa de habilitação social. Também é necessário avisar que o programa libera as vagas em lote, isso é, há poucas ocasiões no ano em que é liberada a inscrição para a CNH Social. E como o número e a disponibilidade de vagas varia de cidade para cidade, é preciso se informar no CFC – Centro de Formação de Condutores – sobre a disponibilidade de vagas para a sua cidade.
Para conseguir a carteira de habilitação popular em 2024, é necessário ficar atento às datas de divulgação do programa. Procure o Detran de sua cidade e se informe quando serão disponibilizadas vagas para participação no Programa. Também será necessário cumprir as regras descritas acima, por isso, fique atento, e não deixe essa oportunidade passar: é uma excelente chance de conseguir a sua carteira de motorista grátis.