Projeto Presença

Nos últimos anos o número de alunos que abandonaram ou não frequentam mais a escola aumentou consideravelmente. Foi pensando nisso que o Governo Federal, através do Ministério da Educação, desenvolveu o Projeto Presença.

Esse projeto tem o objetivo de acompanhar o progresso dos alunos nas escolas, melhorar a gestão dos colégios públicos e implantar vários outros benefícios para reverter esse tipo situação de abandono escolar.

Ele ainda tem a missão de integrar um sistema solido e eficaz não só aumentado o índice de alunos dentro da escola, mas melhorar a qualidade do ensino e elevar o nível da educação pública e particular brasileira.

Projeto Presença
Projeto Presença

O que é o Projeto Presença?

O Projeto Presença foi criado pelo Ministério da Educação pelo Governo Federal, para acompanhar a frequência escolar dos alunos. Ele foca na permanência e acesso dos alunos a escola pública e privada. Assim, permite um maior controle e precisão do nível educacional do Brasil. Além disso, serve para identificar os reais problemas que mais agravam a vida dos estudantes.

O projeto tem um sistema muito eficaz e atualizado para registrar a permanência dos alunos nas instituições, visando à gestão de controle do sistema. Ele também oferece diversos recursos necessários para a melhoria da educação, melhoria de gestão e interação com outros projetos sociais, com o objetivo essencial de melhorar os projetos educacionais.

O sistema dá a cada aluno um cartão de estudante contendo um NIS (número de identificação social). Esse documento é integrado ao sistema que acompanha todo o processo do aluno referente à escola como notas e frequência.

Desse modo, caso o aluno tenha baixa frequência escolar, os gestores do Bolsa Família poderão interferir. O Governo também vai conseguir controlar melhor esse déficit e implantar medidas para melhorar a educação naquela escola.


Como Acompanhar a Presença Escolar?

O Ministério da Educação (MEC) oferece uma página de consulta da frequência escolar. O acesso aos dados completos é restrito aos gestores do Bolsa Família, porém a página oferece relatórios e gráficos interativos do projeto Presença em cada região e em cada estado.

Para acessar, clique aqui

Veja também:


Benefícios do Projeto Presença

  • Dar um melhor suporte para alunos pobres: O sistema é fundamental como ferramenta para acompanhar e monitorar a rotina escolar dos alunos. Foca principalmente das crianças e adolescentes em níveis baixos e situação de pobreza ou de pobreza extrema. Melhora, assim o nível da educação brasileira;
  • Elevar o nível da educação pública: O projeto inicia a prática de políticas públicas para melhorar o acesso daqueles que se encontra em vulnerabilidade social. Além de dar acesso a educação e lutar contra a pobreza;
  • Dar apoio aos alunos mais necessitados: O programa visa à importância da escola na vida dos alunos. Oferece apoio básico e de direito social das pessoas alertando todas possíveis violações contra os direitos da criança e do adolescente e incentivando os alunos a comparecem as aulas;
  • Tornar a aula mais interessante: O sistema também oferece divertimento e interações educacionais, projetos e eventos para as crianças e jovens da rede de ensino.

Como Funciona o Projeto Presença

Através do número do cartão de estudante, o Governo consegue controlar as faltas e verificar como cada aluno tem se comportado em relação as notas. Os dados são disponibilizados na página do MEC indicada acima e em relatórios mensais divulgados pelo MDS.

Assim, o Governo pode tomar medidas para interferir, se uma região tiver índices muito baixos de presença escolar. Gestores do programa Bolsa Família também poderão determinar se o grupo familiar está cumprindo os requisitos de frequência escolar.

Além disso, através de um acesso à internet, pelo site qualquer pessoa pode encontrar o manual do sistema ou fazer uma solicitação ao cadastro e poder utilizar o sistema. Os gestores podem acompanhar o desempenho escolar de um determinado indivíduo ou de toda a comunidade.

O que achou desse novo programa educacional brasileiro? Tem mais alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo e participe desse post.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *