Saque FGTS Coronavírus

Devido a pandemia do novo coronavírus o governo federal tem tomado várias medidas com o intuito de preservar a saúde da população e lhe garantir o poder aquisitivo durante o período de isolamento social, como o Saque FGTS Coronavírus. Então se você quer saber mais detalhes a respeito da nova medida adotada pelo governo que assegura o saque do FGTS durante o período da pandemia do novo coronavírus é só continuar comigo neste post.

Recentemente, o governo anunciou a liberação de R$ 1.045 por meio de uma Medida Provisória para serem sacados de contas do FGTS a partir do dia 15 de junho. O documento MP 946 foi editado para extinguir o fundo PIS/PASEP, e assim quem possui algum saldo, o valor será transferido para o FGTS para ser sacado imediatamente para prover suas necessidades.

Essas mudanças causaram um receio por parte da população, mas o próprio documento assegura que os valores que foram acumulados no PIS/PASEP serão preservados e automaticamente transferidos para as contas FGTS dos respectivos trabalhadores beneficiários do programa.

Saque FGTS Coronavírus
Saque FGTS Coronavírus

Saque FGTS Coronavírus

A nova medida adotada pelo governo federal foi realizada devido ao estado de calamidade pública que o Brasil enfrenta devido a pandemia do Covid-19. Desta forma, os trabalhadores que possuem contas vinculadas no PIS/PASEP vão poder retirar o benefício no período entre 15 de junho de 2020 até 31 de dezembro de 2020.

E outro detalhe importante é que o valor do saque dos recursos será limitado na quantia de R$ 1.045 por cada trabalhador. E o governo também estipulou uma regra para aqueles trabalhadores que possuem mais de uma conta vinculada ao FGTS.

Por ora, quem possui contas vinculadas a contratos de trabalho que já foram extintos o início vai se dar pela conta que possui um saldo menor. Em seguida, será a vez das demais contas vinculadas em nome do trabalhador.

Assim como em outros momentos, o calendário de recebimento dos benefícios imediatos do FGTS também será definido pela Caixa Econômica Federal, que é a instituição do governo que administra e faz os pagamentos do fundo.

Quem tem Direito ao Saque FGTS Coronavírus

A medida provisória não estabelece nenhum critério específico para quem terá direito ao saque do FGTS coronavírus, mesmo que tenha feito saques recentes do fundo ou de outros programas do governo, inclusive ter recebido os valores através do saque imediato ou do saque aniversário do FGTS. Sendo assim, podem sacar o FGTS coronavírus os trabalhadores inscritos no programa.

Como Sacar o FGTS

As regras gerais do saque do FGTS são definidas pela própria Caixa em seu site. Dessa forma, cabe ao banco estabelecer como será realizado o saque do FGTS durante o período de pandemia do novo coronavirus, mas muito provavelmente – como já vem acontecendo com outros benefícios como, por exemplo, o Auxílio Emergencial – é bastante provável que se adote mecanismos virtuais para a transferência do dinheiro para a conta do beneficiário.

Dessa forma, se você já possui conta na Caixa fica bem mais simples, pois o depósito será realizado de forma direta. Mas se a sua conta é em outro banco é necessário que você primeiramente seja o titular da conta e comunique os dados para a transferência.

Um detalhe bastante importante que é assegurado pela MP é que se houver a transferência do benefício para outros bancos não se pode cobrar a tarifa das instituições financeiras, ou seja, o valor do seu benefício deverá ser creditado totalmente na sua conta bancária.

Como Sacar o FGTS
Como Sacar o FGTS

Você pode receber também: Coronavoucher 2020.

Calendário de Saque FGTS

Caberá também a Caixa definir o calendário de pagamentos do FGTS coronavírus. Algumas outras modalidades do fundo já possuem informações mais detalhadas sobre a retirada do benefício que se pode consultar diretamente aqui.

Além disso, você pode acompanhar todas as novidades sobre o programa diretamente no aplicativo da Caixa. E nele é possível fazer a solicitação do saque, o que gera maior comodidade para quem está cumprindo o isolamento social neste período.

Para contar com toda a facilidade é só procurar na loja de aplicativos do seu celular por FGTS.

E aqui vai uma dica: observe se abaixo do título do aplicativo aparece o nome “Caixa Econômica Federal”. Em caso positivo poderá baixar com segurança, pois trata-se do app oficial do programa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *