Cartão Bolsa Família 2021

O cartão Bolsa Família foi criado com o intuito do usuário se identificar no programa e, acima de tudo, serve como meio para o usuário sacar seu benefício mensalmente. No cartão constam 13 números, onde os 11 primeiros correspondem ao número do NISNúmero de Identificação Social – além do nome do Responsável Familiar. Algumas perguntas sobre esse dispositivo utilizado para sacar os benefícios ocorrem constantemente, principalmente com pessoas recém cadastradas no programa. Então, a partir disso, escrevemos esse artigo para usuários poderem tirar suas dúvidas em relação ao Cartão Bolsa Família 2021.

Cartão Bolsa Família 2021
Cartão Bolsa Família 2021

Como Adquirir o Cartão Bolsa Família

Para adquirir o cartão, é necessário que, primeiramente:

  • O responsável familiar realize o cadastro do grupo familiar na Secretaria de Assistência Social do município o qual reside.
  • Depois desse processo, o benefício é analisado e leva um tempo para ser concebido ou não.

Caso seja concebido, a Caixa Econômica Federal emite e envia o Cartão Bolsa Família 2021 ao destinatário através dos Correios. É necessário ter conhecimento que, em qualquer hipótese, como atrasar a entrega do cartão, cobrar taxas ou tentar vender o mesmo é expressamente proibido.

O prazo de entrega do cartão varia de 15 a 45 úteis. O usuário irá recebê-lo em sua residência. Enquanto não recebe o cartão, o beneficiário poderá sacar o valor da parcela do Bolsa Família 2021 através do guia de pagamento que pode ser emitido em qualquer agência da CAIXA, desde que esteja carregando consigo:

  • Um documento com foto;
  • Carteira de trabalho;
  • NIS Previdência social ou carteira do registro em órgão de classe;
  • Certidão de nascimento ou de casamento.

ATENÇÃO: Você perdeu ou extraviou seu cartão do Bolsa Família? Não se preocupe você pode usar seu cartão cidadão para sacar seu benefício.

Como Fazer a Senha do Cartão Bolsa Família 2021

Para cadastrar a senha do Cartão Bolsa Família 2021, é necessário que o usuário se dirija a uma agência da CAIXA para realizar o cadastro da senha, pois o mesmo chega ao destinatário sem uma senha eletrônica. No momento de cadastrar a senha, o beneficiário deve estar portando:

  • A correspondência que veio junto com o cartão;
  • E um documento com foto.

O cartão então é ativado e após isso, a senha eletrônica individual é cadastrada.

Como Sacar o Bolsa Família

O usuário pode realizar o saque do benefício Bolsa Família portando o cartão nos seguintes lugares:

  • Agência da CAIXA;
  • Caixas de autoatendimento;
  • Casas Lotéricas;
  • Correspondentes Caixa Aqui.

Em alguns casos, ocorre de o Cartão Bolsa Família 2021 não ser enviado a residência do contemplado. No entanto, no Sistema de Gestão de Benefício – SIBEC a relação dos cartões que não foram entregues está disponível, no item Relatórios. Sendo assim, o responsável pelo grupo familiar pode se dirigir ao local onde realizou o cadastro do benefício e pedir maiores informações.

Outro fato importante que as pessoas devem ter conhecimento é que a partir do cartão Bolsa Família, além de sacar o benefício do programa, os usuários também podem consultar e/ou sacar outros benefícios, tais como seguro desemprego, abono salarial do Calendário PIS 2021 e FGTS.

Regras de Utilização

Desde novembro de 2008, beneficiários do Programa Bolsa Família que tinham cartões referentes aos Programas Remanescentes não são mais permitidos a sacar o benefício portando esses cartões. Atualmente, o saque de benefícios só pode ser realizado com:

  • O próprio Cartão Bolsa Família;
  • Com o cartão da Conta Caixa Fácil ou;
  • Com guias de pagamento emitidas em qualquer agência da Caixa Econômica Federal – CAIXA.

O saque com o cartão deverá ser feito respeitando as datas do calendário bolsa família 2021. Se seu beneficio tiver sudo bloqueado, procure o CRAS da sua cidade para solicitar o recadastramento e desbloqueio do seu benefício.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o Cartão Bolsa Família, não recebeu o seu ou deseja solicitar uma nova emissão do dispositivo, independente do motivo, você deve ligar para 0800-726-0101. A ligação é gratuita.

Extrato FGTS 2021

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um benefício concedido pelo governo federal destinado à classe trabalhadora. Este benefício é totalmente obrigatório e possui o objetivo de auxiliar os trabalhadores em momentos delicados, como, por exemplo, em demissão sem justa causa. Para solicitar o FGTS, o indivíduo deve ir até uma agência do Ministério do Trabalho e Emprego. Após a solicitação, o cidadão deve fazer a Consulta Extrato FGTS. Então, quer saber como realizar esta consulta ao extrato FGTS 2021? Leia o artigo abaixo e informe-se.

Extrato FGTS 2021
Extrato FGTS 2021

Consulta Saldo FGTS pela Internet

O processo de consulta extrato FGTS 2021 pela internet é bem fácil e simplificado. Isto porque toda a plataforma foi arquitetada para atender todos os tipos de públicos, desde os mais leigos até os mais experientes.

Por isso, o beneficiário não deve ter nenhuma dificuldade em manusear a plataforma de consulta. Para realizar essa consulta FGTS pela internet, o beneficiário deve obedecer às seguintes instruções:

  • Acesse a página de consulta extrato FGTS do site da Caixa Econômica Federal pelo seguinte endereço eletrônico: https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS.
  • Na página da Caixa, o beneficiário deverá preencher alguns campos. O primeiro espaço pede o número de inscrição social, também conhecido como NIS. Não é preciso colocar pontos ou hífen. Caso seja colocado, a pontuação ocupará o local de um número.
  • Já o segundo espaço pede a senha internet. Esta senha é utilizada para que os usuários dos benefícios tenham acesso as plataformas online da Caixa. Caso ainda não tenha é possível cadastrá-la rapidamente. Basta clicar no botão ‘cadastrar senha’, situado na parte inferior da página.
  • Terminado todo o processo de preenchimento do formulário de login, o beneficiário deverá clicar no botão ‘ok’. Caso todas as informações estejam corretas, você será redirecionado à página de consulta ao extrato do FGTS. Portanto, lá poderá visualizar se existe saldo disponível para saque.

Caso não saiba o seu número de inscrição social (NIS), ele poderá ser consulta em sua carteira de trabalho. Geralmente, esse número fica exposto nas últimas folhas da documentação.

Consulta Extrato FGTS 2021 Pessoalmente

É possível realizar a consulta ao extrato FGTS 2021 pessoalmente indo até uma agência da Caixa Econômica Federal, instituição financeira responsável pela administração do pagamento deste benefício. Para consultar o extrato do FGTS você pode ir até uma agência da Caixa e realizar a consulta num balcão de autoatendimento ou também no caixa eletrônico.

O beneficiário também pode fazer sua consulta ao FGTS no correspondente bancário Caixa Aqui ou lotérica conveniada à CEF. Para todas as situações, é preciso que esteja portando o Cartão do Bolsa Família ou Cartão Cidadão e sua senha, assim como um documento de identificação, como carteira de trabalho, identidade ou habilitação.

A consulta ao extrato do FGTS não pode ser feita por meio de ligação telefônica.

Extrato FGTS pelo Celular

Outra forma de ficar sempre por dentro o Saldo do FGTS é através do serviço de mensagens de texto. Através desse serviço, oferecido pela Caixa Econômica Federal, o cidadão recebe mensalmente uma mensagem de texto informando o saldo de sua conta do fundo de garantia.

Os avisos pelo SMS informam os depósitos mensais do FGTS, além do extrato completo do Fundo de Garantia, além de informar ao cidadão caso haja liberação de saque, ou de ajustes na sua conta do FGTS.

Pelo Aplicativo

Além do SMS, pelo celular você ainda pode consultar o seu extrato FGTS 2021 pelo Aplicativo do Fundo de Garantia.

Para utilizar o APP é muito simples, você precisa somente:

  • Abrir a loja de aplicativos do seu smartphone;
  • Buscar pelo Aplicativo FGTS;
  • Ao encontra-lo, clique em “instalar”;
  • Depois de fazer o download, você pode acessar e utilizar todos os benefícios disponibilizados.

Cadastro NIS 2021

Os benefícios sociais são parte importantíssima da vida dos cidadãos brasileiros, e o cadastro NIS 2021 é um processo que garante a participação do indivíduo em projetos levados a cabo pelo Governo Federal para a aderência de benefícios como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, entre outros.

Cadastro NIS 2021
Cadastro NIS 2021

O trabalhador deve ter um Número de Identificação Social (NIS), pois ele é fundamental para o recebimento de benefícios como:

  • Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
  • Seguro-Desemprego
  • aposentadoria
  • Abono Salarial Caixa
  • Bolsa Família 2021
  • entre outros benefícios.

Com o cadastro do NIS milhares de trabalhadores poderão ser beneficiados pelos programas sociais do governo.

Para a pessoa jurídica, ou melhor, o empregador, o cadastrotambém é importante, pois registrando esse número para os seus empregados, além de possibilitar a fácil identificação dos mesmos em diversas esferas, ele também permite a realização de correções na GFIP e RAIS de forma eficiente.

O que é Cadastro NIS

O Cadastro NIS auxilia o empregador de forma moderna a cadastrar seus empregados. Isso permite que os trabalhadores sejam identificados em outros cadastros.

O cadastramento é disponibilizado de diferentes maneiras, em lote ou online, das duas formas se deve acessar o CNS – Conectividade Social. Abaixo você pode conferir como cadastrar das duas maneiras:

Cadastro NIS Individual

Nesta forma de cadastro o empregador realiza o registro do número NIS para o seu empregado individualmente, tudo por meio da internet, ou melhor, diretamente no site oficial do sistema de cadastro do NIS.

Apesar de ser possível realizar o cadastro NIS 2021 individual por via online, antes de ir direto a plataforma online de cadastro, primeiramente a empresa terá que se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal para obter permissão.

Na hora de efetuar a inscrição, a pessoa jurídica deverá contar com:

  • Uma cópia de Identidade e CPF do trabalhador;
  • Formulário FICUS/E preenchido e assinado;
  • Documentos relacionados a constituição da empresa e da pessoa que representa a firma legalmente.
  • Salientando que o cadastro NIS não pode ser realizado pelo indivíduo beneficiado, mas sim pela empresa na qual ele trabalha ou órgão que concede o benefício.

Cadastro NIS Online

A opção de cadastramento online, é para aqueles trabalhadores que precisam de uma resposta rápida do seu NIS – Número de Identificação Social.

  • Para realizar o cadastro NIS online, você deve acessar o seguinte site da Caixa: http://www.caixa.gov.br/cadastros/nis/;
  • Na hora de enviar o arquivo, você deverá escolher o CNPJ da empresa ou órgão;
  • Clicar para cadastrar o NIS;
  • Preencher as informações necessárias na tela de inclusão;
  • Agora é preciso aguardar, a Caixa irá avaliar os documentos e irá dar o retorno.

Cadastro NIS em Lote

Para a empresa que necessita de fazer o cadastro NIS de vários funcionários simultaneamente, também é possível realizar o registro do número NIS em lote, sem a necessidade de ter que recorrer a modalidade de cadastro individual para cadastrar cada trabalhador por vez. Por conta disso, este é um processo que permite uma boa economia de tempo.

Mas vale salientar que para realizar a Inscrição do Número em Lote, será necessário o uso do Conectividade Social para prosseguir com o registro.

Depois que a documentação do cadastro em lote for enviada por meio do site da caixa (caixa.gov.br), a Caixa Econômica Federal avaliará os documentos, e se tudo estiver nos conformes, dentro de poucos dias ela irá contatar a empresa por meio de uma mensagem para entregar os números NIS e os códigos de retorno.

E se o trabalhador não souber o número do NIS/PIS?

Não se preocupe, pois a segunda via do documento pode ser tirado quando você quiser, para isso basta ir até uma Agência da Caixa Econômica Federal, com o documento de identificação do trabalhador.

Valor do Bolsa Família 2021

valor do Bolsa Família 2021 sofre alguns reajustes, assim como outros programas, como o PIS e o Seguro Desemprego. Devemos levar em consideração que o Bolsa Família é um programa que auxilia diversas famílias em todo Brasil.

Valor do Bolsa Família 2021
Valor do Bolsa Família 2021

Valor Bolsa Família 2021

Anualmente é realizado pelo Governo Federal um reajuste no Valor Bolsa Família, isso ocorre conforme os impostos do Governo e em relação a economia do país, que está passando por algumas dificuldade financeiras.

Abaixo você pode entender melhor o valor Bolsa Família recebido pelos grupos familiares:

  • Crianças do grupo familiar recebem R$ 41,00, sendo possível cadastrar no máximo cinco crianças.
  • Jovens do grupo familiar recebem R$ 48,00, sendo possível cadastrar no máximo dois jovens.

⚠️ ATENÇÃO:

* São da categoria de extrema pobreza os grupos familiares que recebem no máximo R$ 89,00.

* São classificadas como crianças quem tem dos 0 até os 15 anos. E jovens de 16 até 17 anos.

  • Benefício Básico: O valor do benefício básico pode chegar até R$ 89,00;
  • Benefício Variável: As famílias que são classificadas em situação de pobreza e extrema pobreza pode chegar a receber o valor de R$ 195,00;
  • Benefício Variável Jovem: As famílias que tiverem em sua composição jovens até 17 anos de idade, pode chegar a receber o valor de R$ 92,00;
  • Benefício para Superação da Extrema Pobreza: Nesse caso, o valor irá depender do cálculo realizado para a família que se encontra nessa situação, por isso o valor não é definido.

O Bolsa Família 2021 foi o programa de maior sucesso do Governo Federal em relação ao combate a pobreza no Brasil. É através dele que inúmeras famílias tem a chance de ter uma vida melhor, com melhorias na saúde, educação, emprego, entre outros aspectos. O Governo auxilia aos grupos familiares que estão em situação de pobreza extrema.


Calendário de Pagamento Bolsa Família

O pagamento do Bolsa Família ocorre de acordo com o último dígito do cartão dos beneficiários, sendo assim, se você quiser quando o valor Bolsa Família irá cair na sua conta é necessário saber o número do seu cartão e conferi-lo no calendário bolsa família 2021, a seguir:

Calendário de Pagamento Bolsa Família
Calendário de Pagamento Bolsa Família

Aumento Anual do Valor Bolsa Família

No momento em que o Governo Federal criou o Programa Bolsa Família ele estava tomando para si a responsabilidade de realizar um deposito mensalmente para as famílias que tem a necessidade de receber tal valor para ter uma situação de vida melhor.

Valor Bolsa Família é destinado para as famílias que não tem condições suficientes para sobreviver. Neste momento, as famílias que são classificadas em situação de pobreza, recebem até R$ 89,00 por família.


Reajuste Valor Bolsa Família

Reajuste do Bolsa Família

O último reajuste anunciado ao programa Bolsa família 2021 foi em Junho de 2020. Na ocasião, o aumento do bolsa família foi de 5,67%, reajustando o valor médio dos benefícios de R$ 177,71 para R$ 187,79. Confira os valores do reajuste do bolsa família:

  • Benefício variável – para crianças e jovens de 0 a 15 anos de idade e gestantes – Reajuste de R$ 39,00 para R$ 41,00;
  • Benefício variável jovem – para jovens entre 16 e 17 anos de idade – reajuste de R$ 45,00 para R$ 48,00;
  • Benefício para auxílio da superação à pobreza – pra famílias em situação de extrema pobreza – reajuste de R$ 85,00 para R$ 89,00.

Lembrando que cada família pode acumular até 5 benefícios variáveis e 2 benefícios variáveis para jovem. E o benefício para superação à pobreza somente é pago a famílias cuja média mensal por pessoa seja inferior a R$ 89,00.

É importante que o valor Bolsa Família sofra alguns reajustes, pois todos os anos preços do mercado sofrem ajustes também, e isso, afeta os beneficiários que dependem do valor recebido pelo programa para se manter.


Telefone Bolsa Família 0800

Caso o beneficiário tenha alguma dúvida relacionada ao programa basta ligar para o telefone 0800 do Bolsa Família.

  • 0800 726 0207 – Central de Atendimento da Caixa e falar com um atendente. A ligação é gratuita e deve ser realizada de telefone fixo.
  • 0800 707 2003 – Central de atendimento do MDS. Funciona de segunda à sexta, das 07h às 19h.

Cadastro Bolsa Família – Como fazer?

Quem realizar o cadastro Bolsa Família, deve realizar um Cadastro no Cadastro Único – cadastro para programas sociais do Governo Federal. O cadastro das famílias que são beneficiadas pelo programa é feito pelo Distrito Federal e pelos municípios responsáveis.

As famílias que tem interesse em participar de programas sociais como esse devem procurar o CRAS da sua cidade.


Aplicativo Bolsa Família 2021

Quem é beneficiado pelo Bolsa Família tem a opção de baixar o aplicativo do programa e ficar por dentro de todas as novidades. Com o aplicativo Bolsa Família você poderá acompanhar o calendário de pagamento, consultar a agência da Caixa mais próxima de você e conferir quais parcelas já foram pagas.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O APP PARA ANDROID


Como Sacar

Para realizar o saque do seu benefício é preciso conferir no Calendário Bolsa Família a sua data de pagamento e assim, ir até uma agência da Caixa Econômica Federal com seu Cartão Bolsa Família e mãos.


Consulta Saldo Bolsa Família

Consulta do Bolsa Família 2020

É possível realizar a consulta do seu saldo Bolsa Família através do telefone 0800. Para isso, você deve:

  • Ligar para 0800 726 0207;
  • Digitar “2”;
  • Em seguida “2” novamente;
  • Agora será preciso digitar o seu NIS e pronto!

Se preferir, você pode ir até alguma Lotérica ou Caixa Eletrônico.


O que fazer caso o benefício seja bloqueado

Quando houver algum tipo de bloqueio no seu benefício é preciso ir até alguma unidade do CRAS ou prefeitura da sua cidade e estudar o motivo do bloqueio. Lembre-se de levar junto a você toda a documentação necessária de identificação e para atualização do registro.

Cadastro Único 2021 – CADÚNICO

Apesar de receber tantas críticas, especialmente dos políticos alinhados com a direita no Brasil, o Bolsa Família é um programa efetivo que já mostrou excelentes resultados no combate à fome no país. E não é um programa dado a qualquer um: existem critérios bem definidos, bem rígidos para participação no programa, que precisam ser respeitados por quem participa e mesmo por quem ainda deseja participar, e o principal deles é o Cadastro Único 2021. Também conhecido como CADÚNICO, esse sistema é a estrutura de toda a distribuição do Bolsa Família, e possui enorme importância para a seguridade social da população, em seguida entenderemos porquê.

Cadastro Único 2021
Cadastro Único 2021

O que é o CADÚNICO

CADÚNICO é, basicamente, o cadastro de informações sociais que reúne as informações de todos os beneficiados por programas sociais de distribuição de renda e de inclusão social, como é o caso do Bolsa Família, do Programa Bolsa Escola e da CNH Social. É através do Cadastro Único 2021 que o Governo consegue cruzar informações cruciais sobre a rendadas famílias, para saber quem merece e quem não tem direito a receber benefícios sociais como o Bolsa Família.

O controle do Cadastro Único fica nas mãos do Ministério do Desenvolvimento Social, que é o principal responsável pela distribuição dos benefícios sociais no Brasil. Para participar do Cadastro Único do Governo social, basta comparecer à secretaria de desenvolvimento social (ou de assistência social, dependendo do município), e realizar o cadastro. É necessário provar, através de documentos, as informações alegadas, como:

  • Declaração de renda e de residência;
  • Além de boletins de rendimento escolar no caso de famílias que desejam ser beneficiadas pelo programa Bolsa Família.

Outra forma de se cadastrar é através da visita de um assistente social à sua casa. Isso bode ocorrer principalmente no caso de membros que não tenham possibilidades físicas ou financeiras de se deslocar até à secretaria de assistência social da sua cidade.

Documentos para se Cadastrar no Cadastro Único 2021

Os documentos necessários para se cadastrar no CADÚNICO são os seguintes:

  • CPF e RG de todas as pessoas do grupo familiar;
  • Certidão de nascimento e de casamento de todas as pessoas do grupo familiar;
  • Documentação que prove o nível de renda da família – declaração de imposto de renda, ou declaração de isento, retirada no site da Receita Federal.

É preciso lembrar que só fazer o cadastro no CADÚNICO não garante a participação em nenhum programa social: depois de cadastrado, os dados do candidato a benefícios serão checados e passarão por uma triagem para garantir que não haja fraudes ou inconsistências na documentação.

Porque se Cadastrar no CADÚNICO?

O cadastro no Cadastro Único permite a participação do beneficiário em diversos programas sociais, como o Bolsa Família e a CNH Social – a carteira de motorista gratuita para pessoas de baixa renda, tarifa social de energia, telefone social do Bolsa Família, PRONATEC, PETI, programa de cisternas para locais de seca, Pro-Jovem e carteira de idoso.

Salário Mínimo 2021

Não é somente na hora de cobrar os tributos que a Governo Federal atua, este órgão também é responsável por regulamentar o salário mínimo 2021 dos trabalhadores e aposentados.

Por isso é importante que todo cidadão que é afetado diretamente pelas mudanças no salário mínimo fique atento ao Governo Federal, e pra te dar uma mãozinha nessa hora, preparamos este post que conta com os principais pontos que giram em torno do salário mínimo 2021.

Salário Mínimo 2021
Salário Mínimo 2021

Veja também:

Valor do Salário Mínimo

O salário mínimo é direito de milhões de cidadãos brasileiros, que vão desde trabalhadores, aposentados e pensionistas.

O valor do salário mínimo é alterado ano após ano, de modo a acompanhar a situação financeira do país e possibilitar com que o trabalhador de carteira assinada possa ter uma remuneração que ao menos consiga sustentar a si e a sua família no Brasil atual.

Quanto Está o Salário Mínimo 2021
Quanto Está o Salário Mínimo 2021

Sendo que para 2021 o salário mínimo esperado, segundo o que foi divulgado pelo Governo em Agosto, é de R$ 1.045,00. Valendo lembrar que este valor ainda não foi confirmado, podendo ser perfeitamente possível que o mesmo seja maior ou menor.

Mas ainda levando em conta o valor de R$ 998,00 como o salário mínimo de 2020, a contagem de remuneração mínima por hora poderá ser de R$4,34 e R$ 31,8 por dia.

Tabela Salário Mínimo 2021

Para você poder ter uma noção do que esperar do salário mínimo para o ano de 2021, vale a pena dar uma olhada nos reajustes salarias que foram feitos nos últimos anos, e assim analisar as taxas de aumento.

✔ Saiba qual será o valor do salário mínimo 2021, divulgado pelo Ministério da Economia.

Reajuste Salário Mínimo

Tudo aponta que para o ano de 2021 o reajuste salarial será bom em relação aos anos anteriores, já que tomando em conta o fato destes reajustes levarem em consideração o índice de inflação, o aumento será mesmo um pouquinho mais gordo.

Mas como a inflação influência no reajusto do salário mínimo 2021? – O aumento do salário mínimo sempre esteve ligado ao poder de compra do trabalhador, ou seja, cada ano que o governo reajustou o salário sempre tinha como objetivo oferecer um salário mínimo capaz de cobrir a inflação e aumentar deste jeito o poder de compra do brasileiro.

Por isso, quanto maior a inflação, maior é o aumento no salário mínimo do trabalhador.

O reajuste do salário mínimo nacional também traz alterações nas contribuições ao INSS, por isso para empregadas domésticas que são abrangidas pelo salário mínimo e que recolhem 8%, segundo o que foi decretado em 2016 a contribuição deve passar a ser de R$ 76,32 em relação aos atuais R$ 74,96.

Sem falar que o empregador também vai verificar um aumento nos 8% do salário que ele contribui, sendo que em 2021 a contribuição passa a ser de R$ 76,32.

Cálculo Salário Mínimo 2021

CálculoJá referimos neste post que um dos principais pontos levados em conta na hora da definição de um novo salário mínimo para o trabalhador, pensionista e aposentado brasileiro é a inflação.

Por isso, para saber qual aumento no salário mínimo será aplicado no ano de 2021 é preciso antes de mais nada conhecer os números que indicam o índice de inflação, pois somente deste modo será possível obter o valor exato do salário mínimo nacional para o ano em questão.

Por meio da Lei nº 13.152 de 29 de Junho de 2015 foi estabelecido que o cálculo do aumento do salário mínimo nacional a vigorar deve seguir a seguinte formula:

Aumento do Salário Mínimo Nacional = Crescimento do PIB do ano Retrasado + Inflação.

Lembrando que a inflação que deve ser levada em conta é a do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior (Todos os 12 meses antes do reajuste), e o crescimento do PIB do ano retrasado para o cálculo do salário mínimo 2021 é o PIB 2020.

Salário Mínimo Regional 2021

Em alguns estados do Brasil é instaurado o salário mínimo regional, e nessas regiões as empresas são obrigadas a cumprir com o piso regional estabelecido, o qual nunca deve ser inferior ao salário mínimo nacional em vigor.

Salientado que este aumento depende do PIB de cada estado.

Não deixe de conferir a Tabela do salário mínimo por estado, já a seguir:

Estado Categoria Valor
Paraná Agro-pecuária R$ 1031,02
Comércio e Serviços R$ 1070,33
Indústria R$ 1111,04
Trabalhadores Nível Técnico R$ 1192,45
Rio de Janeiro Agro-pecuária Auxiliares R$ 953,47
Serviços R$ 988,60
Trabalhadores de Construção R$ 1023,70
Administradores R$ 1058,89
Serviços diversos R$ 1090,97
Nível Técnico R$ 1283,94
Professores e taxistas R$ 1772,27
Advogados e contadores R$ 2432,72
Rio Grande do Sul Agricultura, Domésticas e motoboys R$ 1006,88
Indústria R$ 1030,06
Indústria II R$ 1095,02
Trabalhadores Nível Técnico R$ 1276,00
São Paulo Agro-pecuário, domésticos, construção, vendedores R$ 905,00
Administradores e supervisores R$ 920,00
Santa Catarina Agro-pecuária R$ 908,00
Comércio e Serviços R$ 943,00
Indústria R$ 994,00
Trabalhadores Nível Técnico R$ 1042,00

Salário Líquido 2021

É importante levar em conta que o salário mínimo nacional divulgado pelo Governo Federal é uma remuneração bruta, por isso para conhecer o salário real que será atribuído ao trabalhador é preciso calcular o Salário Liquido 2021.

  • O salário líquido é simplesmente a remuneração que recebemos já com todos os descontos de tributos como o INSS e o FGTS efetuados.

Veja como funciona o Cálculo do salário líquido, já a seguir:

  • Tomando como exemplo um trabalhador com carteira assinada que recebe um salário de R$ 998,00, este sofreria um desconto De 8% para o INSS, desconto esse que é feito em trabalhadores que recebem até R$ 1.556,94.
  • Lembrando que pelo fato do pagamento do Imposto de Renda não ser obrigatório para pessoas com remuneração inferior aos R$1.903,98, este trabalhador não sofreria o desconto deste tributo.
  • Com o desconto apenas dos 8%, pode se dizer que o salário final que seria auferido por ele seria:
  • 998,00 – 8% Do valor = R$ 867,8, ou seja, haveria um desconto de aproximadamente 77,2 no salário bruto.

Levando em conta esse exemplo, nota-se claramente que o salário líquido, ou melhor, o salário real que o trabalhador irá receber vai depender da quantidade de tributos que são descontados na remuneração bruta.

Por isso, na hora de calcular o salário liquido, é importante que se tenha em conta os principais tributos incidentes sobre a remuneração e outros descontos.

Mas em todo caso, alguns dos principais descontos que podem recair sobre o salário mínimo nacional são:

  • INSS
  • IR
  • Vale Transporte
  • Vale Refeição
  • Pensão alimentícia
  • Assistência Médica
  • etc.

Calendário Bolsa Família 2021

Já saiu o novo calendário Bolsa Família 2021, o qual possui as datas dos pagamentos do benefício durante o período de um ano. O programa, de iniciativa do Governo Federal, é organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e auxilia milhares de famílias brasileiras que se encontram em situação financeira desfavorável as demais camadas sociais.

Calendário Bolsa Família 2021
Calendário Bolsa Família 2021

Calendário Bolsa Família 2021

O calendário do Bolsa Família 2021 de pagamento é distribuído com datas que fazem parte da segunda quinzena de cada mês, que vai de Janeiro a Dezembro. E, vale ressaltar, que cada beneficiário do programa tem até 90 dias após a data de disponibilização do pagamento, para realizar o saque.

É importante que você, assim que consultar a data do seu benefício, faça o saque o quanto antes e evite deixar para o final do prazo, pois poderá enfrentar algum imprevisto e perder o direito de receber a sua Bolsa. Além do mais, vale lembrar que poderá enfrentar uma grande fila de atendimento na Caixa Econômica Federal.

Calendário de Pagamento Bolsa Família
Calendário de Pagamento Bolsa Família

Atenção: você já pode conferir o novo calendário bolsa família, com as datas de saque atualizadas.


Como Funciona o Bolsa Família

O programa Bolsa Família é gerenciado pelo MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e serve para beneficiar as famílias de baixa renda, com uma divisão entre:

  • Famílias pobres;
  • Famílias extremamente pobres.

Só é possível fazer parte do programa se você comprovar que seu grupo familiar está em alguma dessas situações.


Inscrição Bolsa Família

Para se cadastrar no Bolsa Família, é importante que a pessoa comprove que vive em uma situação de pobreza e apresente todos os seus documentos pessoais juntamente com a documentação de todas as pessoas com que convive na secretaria de assistência social de sua cidade. Os documentos necessários são:

  • Identidade;
  • CPF de todos os membros do grupo familiar que pretende cadastrar;
  • Comprovantes de matrícula em escolas da cidade dos adolescentes e crianças do grupo familiar.

E se você tem filhos em idade escolar é muito importante que os mesmos estejam frequentando regularmente uma instituição de ensino, assim como é possível inscrever até 5 dependentes por cada família que, nesse caso, pode ser 3 crianças e 2 jovens.


Consulta Bolsa Família 2021

Para saber a data em que o benefício estará disponível para você é bem simples. Basta observar qual é o último número do seu cadastro (NIS) presente no Cartão Bolsa Família e conferir as datas mensais apresentadas na tabela. Lembrando que a numeração começa em “1” e termina em “0”.


Como Sacar o Bolsa Família 2021

É outro procedimento simples. Se você já tem cadastrada a sua senha basta se dirigir a um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal com o seu Cartão Bolsa Família, em um correspondente do banco ou então nas Casas Lotéricas e fazer o saque normalmente da mesma forma que realiza o procedimento para uma conta bancária comum.

Entretanto, se você não tiver o seu Cartão Bolsa Família deverá levar os seus documentos pessoais e pedir o auxílio de um atendente da Caixa, para fazer o saque do seu benefício. Ou se preferir pode retirar suas dúvidas através da Central de Atendimento pelo telefone Bolsa Família 0800 726 02 07.


Valor do Bolsa Família

O pagamento do benefício é feito através da Caixa Econômica Federal entre os dias 10 e 30 de cada mês, conforme a tabela acima. O valor do benefício varia de família para família, de acordo com a composição de cada grupo familiar. As composições de valores do benefício são as seguintes:

  • R$ 41,00 por criança entre 0 e 15 anos de idade, com limite de cadastro para 5 crianças;
  • R$ 48,00 por jovens entre 16 e 17 anos de idade, com limite de cadastro de 2 jovens;
  • R$ 89,00 caso a média da renda familiar seja inferior a R$ 89,00 mensais;
  • R$ 41,00 caso a família tenha uma gestante cadastrada;
  • R$ 41,00 caso a família tenha uma mulher em fase de amamentação cadastrada.

Para as famílias com cadastro ativo, o mínimo recebido é de R$ 39,00 e o teto do valor do auxílio é de R$ 372,00.

  • Beneficiários do Programa Bolsa Família 2021 terão direito a receber o Conversor Digital Bolsa família. Se o seu aparelho de televisão não tiver conversor digital integrado, ou tiver sido comprado antes de 2011, você poderá agendar o recebimento de um conversor digital grátis no órgão responsável na sua cidade.

Confira os dados atualizados do Bolsa Família 2021, e saiba em primeira mão as novidades e mudanças que o benefício deve sofrer em janeiro.


Poupança Bolsa Família

A Caixa disponibilizou mais um serviço para auxiliar os milhares de beneficiários do Bolsa Família: o Poupança Caixa Fácil. Trata-se de uma espécie de conta simplificada que você pode abrir em alguma Casa Lotérica ou Correspondentes Caixa Aqui e que poderá receber o seu benefício de forma direta e rápida, além de poder fazer movimentações financeiras mensais de até R$ 3.000,00. É claro que você recebe um cartão que permite fazer depósitos, consultar o seu saldo e até fazer compras com mais comodidade.

Bolsa Família 2021: Calendário, Saldo, Valor e muito mais!

O Bolsa Família 2021 é o maior programa social do Governo Federal. Com capacidade de atendimento de mais de 13 milhões de famílias, o programa tem auxiliado milhares de famílias a saírem da situação de pobreza e extrema pobreza. Por isso, quer saber como funciona, quem tem direito, requisitos, valor e calendário? Leia o artigo abaixo!

Bolsa Família 2021
Bolsa Família 2021

 


Como funciona o Bolsa família

Criado em 2004 durante o governo Lula, o Bolsa Família é um programa social que possui diversas frentes. No entanto, as principais são: combate a fome; promoção da segurança alimentar e nutricional; combate a pobreza e desigualdade social e econômica, além de apoiar o desenvolvimento econômico.

Quem tem direito ao Bolsa Família

Para entrar como beneficiário do Bolsa Família, o interessado deve estar dentro do perfil definido pelo Governo Federal. Portanto, é necessário que esteja incluído em situação de pobreza ou extrema pobreza.

  • Família em situação de pobreza: aquelas que tem um rendimento mensal bruto entre R$85,01 à R$170,00 por pessoa.
  • Família em situação de extrema pobreza: aquelas que possuem uma renda mensal de até R$85 por pessoa.

Requisitos para receber o Bolsa família

Após a inclusão no Bolsa Família, o beneficiário deve obedecer a alguns requisitos. O não cumprimento dessas regras pode acarretar no bloqueio ou suspensão do benefício.

As regras para recebimento do Bolsa Família são:

  • As nutrizes devem participar de atividades educacionais do Ministério da Saúde que abordem sobre aleitamento materno e alimentação saudável.
  • As gestantes devem realizar as consultas do pré-natal.
  • Manter a carteira de vacinação de crianças entre 0 e 7 anos de idade em dia.
  • Crianças com idade de 6 a 15 de idade devem possuir frequência escolar superior a 85% obrigatoriamente.
  • Jovens com idade entre 16 e 17 anos precisam ter frequência escolar superior a 75%.
  • Acompanhamento da saúde para mulheres com faixa etária entre os 14 e 44 anos de idade.

Valor do Bolsa Família 2021

Confira abaixo qual a diferença do valor Bolsa Família para cada família:

  • R$ 41,00: é a quantia paga para cada gestante presente no grupo familiar, contato que cumpra o cronograma de pré-natal definido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
  • R$ 41,00: é o valor destinada a cada criança entre 0 e 15 anos de idades, matriculada na escola, com frequência escolar acima de 85% e carteira de vacinação em dia.
  • R$ 48,00: é o valor pago para cada jovem entre 16 e 17 anos de idade com frequência escolar acima de 75%.
  • R$ 89,00: é o valor destinado para o grupo familiar com renda mensal inferior à média de R$85,00 por pessoa.

Calendário do Bolsa Família 2021

O pagamento do Bolsa Família 2021 segue um cronograma definido pelo Governo Federal juntamente com a Caixa Econômica Federal. As datas são organizadas de acordo com o final do Número de Inscrição Social, também conhecido como NIS.

Por isso, é recomendável que anote a data num papel e fixe em um local visível para que não perca o prazo. Isto porque o saque do bolsa família pode ser realizado até 90 dias depois da liberação do benefício. Nas agências da Caixa Econômica, é disponibilizado cartilha do bolsa família com calendário.

Calendário de Pagamento Bolsa Família
Calendário de Pagamento Bolsa Família


Como sacar o benefício

Para sacar o benefício, você deve reunir os documentos solicitados (ver abaixo) e ir ao ponto de saque mais próximo. É possível sacar as parcelas do Bolsa Família 2021 nos seguintes pontos de atendimento:

  • Agências da Caixa Econômica Federal
  • Casas Lotéricas
  • Pontos de saque Caixa Aqui

Para procurar o ponto de saque mais próximo da sua residência, instale o APP oficial do Bolsa Família no seu telefone e digite o número do cartão para acessar. Pelo APP, você pode procurar os pontos de saque mais próximos da sua posição atual.

Documentos necessários

É importante ter em mãos, na hora do saque, os seguintes documentos de identificação para não ter seu saque frustrado:

  • Cartão de saque do Bolsa Família
  • Documento de identidade

Calendário PIS 2021

Através do calendário PIS 2021 você fica a par das datas de pagamento desse benefício. Por essa razão, é fundamental conhecer todas as informações referentes a ele, pois isso vai lhe ajudar a não correr o risco de não recebê-lo. Portanto, se você não sabe o que é PIS ou não conhece as informações referentes ao calendário desse benefício, abaixo você vai saber o máximo possível sobre esse benefício. Veja!

Calendário PIS 2021
Calendário PIS 2021

Quem tem Direito ao PIS 2021

Antes de qualquer coisa é fundamental entender do que se trata esse benefício.

Sendo assim, esteja ciente de que o PIS 2021 é um benefício voltado especialmente para os trabalhadores que prestam serviços para empresas privadas de carteira assinada.

Então, esse benefício tem o valor mínimo de 1 salário mínimo para os trabalhadores.

No entanto, você só tem direito a recebe-lo a partir do momento que se encaixa em alguns requisitos, como:

  • O seu cadastro no PIS deve estar ativo há cerca de 5 anos;
  • Você precisa ter trabalhado de carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano base;
  • A sua renda mensal não pode ter sido superior a dois salários mínimos;
  • O seu vínculo com a empresa precisa ter sido entregue para o RAIS, também conhecido como Relação Anual de Informações Sociais.

Quem tem Direito ao PIS
Quem tem Direito ao PIS

Calendário PIS 2021

Como já foi dito, através do calendário PIS 2021 você fica ciente das datas de recebimento do benefício.

Portanto, conhecer esse calendário acaba sendo importante para você evitar perder a data.

Á vista disso, esteja atento ao calendário, já que, como visto, ele é realmente essencial e importante.

Calendário do PIS
Calendário do PIS

Consulta PIS 2021

A boa notícia é que existem diversas maneiras de fazer a consulta PIS 2021 e você pode optar por aquela que seja melhor para você.

Por conseguinte, veja abaixo como fazer a consulta da melhor maneira possível.

Pela internet

A consulta pela internet é feita da seguinte maneira:

  • Entre no site oficial da Caixa Econômica Federal;
  • Preencha os dados que são solicitados, como CPF e senha;
  • Em seguida clique em “entrar”.

Consulta PIS Pela Internet
Consulta PIS Pela Internet

Caso não tenha cadastro é só ir para “cadastrar” e preencha as informações que são pedidas.

Pelo telefone

Se preferir você ainda pode fazer a consulta pelo telefone, basta você ligar para o número do PIS 2021, tendo em mãos os seus documentos.

Então, nesse caso basta discar para 0800 726 0207, estando com seus documentos em mãos.

Pelo aplicativo

Caso prefira, você pode baixar o aplicativo da Caixa Trabalhador, para isso é só:

  • Instalar o aplicativo no seu celular;
  • Digitar o número do PIS;
  • Veja o saldo.

Como Sacar o PIS?

Para sacar o PIS basta ir até uma agência da Caixa Econômica Federal com seus documentos informando do desejo de fazer e saque.

Como Sacar o PIS
Como Sacar o PIS

Extrato PIS 2021

O extrato PIS 2021 pode ser consultado pelo número 0800 726 0207 facilmente.

Além disso, é só acessar o site da Caixa para ter essas informações:

  • Entre no site oficial da Caixa Econômica Federal;
  • Preencha as informações que são solicitados, como CPF e senha;
  • Em seguida clique em “não sou um robô”;
  • Finalize clicando em “entrar”.

Saque FGTS Coronavírus

Devido a pandemia do novo coronavírus o governo federal tem tomado várias medidas com o intuito de preservar a saúde da população e lhe garantir o poder aquisitivo durante o período de isolamento social, como o Saque FGTS Coronavírus. Então se você quer saber mais detalhes a respeito da nova medida adotada pelo governo que assegura o saque do FGTS durante o período da pandemia do novo coronavírus é só continuar comigo neste post.

Recentemente, o governo anunciou a liberação de R$ 1.045 por meio de uma Medida Provisória para serem sacados de contas do FGTS a partir do dia 15 de junho. O documento MP 946 foi editado para extinguir o fundo PIS/PASEP, e assim quem possui algum saldo, o valor será transferido para o FGTS para ser sacado imediatamente para prover suas necessidades.

Essas mudanças causaram um receio por parte da população, mas o próprio documento assegura que os valores que foram acumulados no PIS/PASEP serão preservados e automaticamente transferidos para as contas FGTS dos respectivos trabalhadores beneficiários do programa.

Saque FGTS Coronavírus
Saque FGTS Coronavírus

Saque FGTS Coronavírus

A nova medida adotada pelo governo federal foi realizada devido ao estado de calamidade pública que o Brasil enfrenta devido a pandemia do Covid-19. Desta forma, os trabalhadores que possuem contas vinculadas no PIS/PASEP vão poder retirar o benefício no período entre 15 de junho de 2020 até 31 de dezembro de 2020.

E outro detalhe importante é que o valor do saque dos recursos será limitado na quantia de R$ 1.045 por cada trabalhador. E o governo também estipulou uma regra para aqueles trabalhadores que possuem mais de uma conta vinculada ao FGTS.

Por ora, quem possui contas vinculadas a contratos de trabalho que já foram extintos o início vai se dar pela conta que possui um saldo menor. Em seguida, será a vez das demais contas vinculadas em nome do trabalhador.

Assim como em outros momentos, o calendário de recebimento dos benefícios imediatos do FGTS também será definido pela Caixa Econômica Federal, que é a instituição do governo que administra e faz os pagamentos do fundo.

Quem tem Direito ao Saque FGTS Coronavírus

A medida provisória não estabelece nenhum critério específico para quem terá direito ao saque do FGTS coronavírus, mesmo que tenha feito saques recentes do fundo ou de outros programas do governo, inclusive ter recebido os valores através do saque imediato ou do saque aniversário do FGTS. Sendo assim, podem sacar o FGTS coronavírus os trabalhadores inscritos no programa.

Como Sacar o FGTS

As regras gerais do saque do FGTS são definidas pela própria Caixa em seu site. Dessa forma, cabe ao banco estabelecer como será realizado o saque do FGTS durante o período de pandemia do novo coronavirus, mas muito provavelmente – como já vem acontecendo com outros benefícios como, por exemplo, o Auxílio Emergencial – é bastante provável que se adote mecanismos virtuais para a transferência do dinheiro para a conta do beneficiário.

Dessa forma, se você já possui conta na Caixa fica bem mais simples, pois o depósito será realizado de forma direta. Mas se a sua conta é em outro banco é necessário que você primeiramente seja o titular da conta e comunique os dados para a transferência.

Um detalhe bastante importante que é assegurado pela MP é que se houver a transferência do benefício para outros bancos não se pode cobrar a tarifa das instituições financeiras, ou seja, o valor do seu benefício deverá ser creditado totalmente na sua conta bancária.

Como Sacar o FGTS
Como Sacar o FGTS

Você pode receber também: Coronavoucher 2020.

Calendário de Saque FGTS

Caberá também a Caixa definir o calendário de pagamentos do FGTS coronavírus. Algumas outras modalidades do fundo já possuem informações mais detalhadas sobre a retirada do benefício que se pode consultar diretamente aqui.

Além disso, você pode acompanhar todas as novidades sobre o programa diretamente no aplicativo da Caixa. E nele é possível fazer a solicitação do saque, o que gera maior comodidade para quem está cumprindo o isolamento social neste período.

Para contar com toda a facilidade é só procurar na loja de aplicativos do seu celular por FGTS.

E aqui vai uma dica: observe se abaixo do título do aplicativo aparece o nome “Caixa Econômica Federal”. Em caso positivo poderá baixar com segurança, pois trata-se do app oficial do programa.