O cartão Bolsa Família foi criado com o intuito do usuário se identificar no programa e, acima de tudo, serve como meio para o usuário sacar seu benefício mensalmente. No cartão constam 13 números, onde os 11 primeiros correspondem ao número do NIS – Número de Identificação Social – além do nome do Responsável Familiar. Algumas perguntas sobre esse dispositivo utilizado para sacar os benefícios ocorrem constantemente, principalmente com pessoas recém cadastradas no programa. Então, a partir disso, escrevemos esse artigo para usuários poderem tirar suas dúvidas em relação ao Cartão Bolsa Família 2025.
Conteúdo do Artigo
Como Adquirir o Cartão Bolsa Família
Para adquirir o cartão, é necessário que, primeiramente:
- O responsável familiar realize o cadastro do grupo familiar na Secretaria de Assistência Social do município o qual reside.
- Depois desse processo, o benefício é analisado e leva um tempo para ser concebido ou não.
Caso seja concebido, a Caixa Econômica Federal emite e envia o Cartão Bolsa Família 2025 ao destinatário através dos Correios. É necessário ter conhecimento que, em qualquer hipótese, como atrasar a entrega do cartão, cobrar taxas ou tentar vender o mesmo é expressamente proibido.
O prazo de entrega do cartão varia de 15 a 45 úteis. O usuário irá recebê-lo em sua residência. Enquanto não recebe o cartão, o beneficiário poderá sacar o valor da parcela do Bolsa Família 2025 através do guia de pagamento que pode ser emitido em qualquer agência da CAIXA, desde que esteja carregando consigo:
- Um documento com foto;
- Carteira de trabalho;
- NIS Previdência social ou carteira do registro em órgão de classe;
- Certidão de nascimento ou de casamento.
ATENÇÃO: Você perdeu ou extraviou seu cartão do Bolsa Família? Não se preocupe você pode usar seu cartão cidadão para sacar seu benefício.
Como Fazer a Senha do Cartão Bolsa Família 2025
Para cadastrar a senha do Cartão Bolsa Família 2025, é necessário que o usuário se dirija a uma agência da CAIXA para realizar o cadastro da senha, pois o mesmo chega ao destinatário sem uma senha eletrônica. No momento de cadastrar a senha, o beneficiário deve estar portando:
- A correspondência que veio junto com o cartão;
- E um documento com foto.
O cartão então é ativado e após isso, a senha eletrônica individual é cadastrada.
Como Sacar o Bolsa Família
O usuário pode realizar o saque do benefício Bolsa Família portando o cartão nos seguintes lugares:
- Agência da CAIXA;
- Caixas de autoatendimento;
- Casas Lotéricas;
- Correspondentes Caixa Aqui.
Em alguns casos, ocorre de o Cartão Bolsa Família 2025 não ser enviado a residência do contemplado. No entanto, no Sistema de Gestão de Benefício – SIBEC a relação dos cartões que não foram entregues está disponível, no item Relatórios. Sendo assim, o responsável pelo grupo familiar pode se dirigir ao local onde realizou o cadastro do benefício e pedir maiores informações.
Outro fato importante que as pessoas devem ter conhecimento é que a partir do cartão Bolsa Família, além de sacar o benefício do programa, os usuários também podem consultar e/ou sacar outros benefícios, tais como seguro desemprego, abono salarial do Calendário PIS 2025 e FGTS.
Regras de Utilização
Desde novembro de 2008, beneficiários do Programa Bolsa Família que tinham cartões referentes aos Programas Remanescentes não são mais permitidos a sacar o benefício portando esses cartões. Atualmente, o saque de benefícios só pode ser realizado com:
- O próprio Cartão Bolsa Família;
- Com o cartão da Conta Caixa Fácil ou;
- Com guias de pagamento emitidas em qualquer agência da Caixa Econômica Federal – CAIXA.
O saque com o cartão deverá ser feito respeitando as datas do calendário bolsa família 2024. Se seu beneficio tiver sudo bloqueado, procure o CRAS da sua cidade para solicitar o recadastramento e desbloqueio do seu benefício.
Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o Cartão Bolsa Família, não recebeu o seu ou deseja solicitar uma nova emissão do dispositivo, independente do motivo, você deve ligar para 0800-726-0101. A ligação é gratuita.