Bolsa Família Bloqueado 2020: O que fazer se seu benefício for Bloqueado?

Muitos de vocês já devem ter ouvido falar nos diversos programas oferecidos pelo governo brasileiro. Dentre esses programas está o bolsa família. Para quem não sabe, o bolsa família 2020 é um programa de transferência direta de renda que beneficia milhares de famílias brasileiras que se encontram em situação de pobreza e de extrema pobreza em todos os estados do país.

Bolsa Família Bloqueado
Bolsa Família Bloqueado

Esse programa foi desenvolvimento justamente para integrar o Plano Brasil sem Miséria – que tem como principal objetivo ajudar os milhões de brasileiros que vivem com uma baixa renda familiar mensal, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

Pois é, mas muitas pessoas que dependem do benefício, por vezes se deparam com o bloqueamento do mesmo e, em muitos casos, ficam sem a única fonte de sustento da família, dependendo do valor do bolsa família 2020 que a família receba.

Por isso mesmo decidimos trazer hoje para vocês um post explicando tudo sobre os casos em que o Bolsa Família pode ser bloqueado e, no caso de ocorrer, como fazer para voltar a ser beneficiado pelo programa.


Em que casos o benefício pode ser bloqueado?

Muitas famílias têm o benefício bloqueado sem nem saberem o porquê disso ocorrer.

Se esse é o seu caso saiba Bolsa Família pode ser bloqueado, sem aviso prévio, para averiguação de alguma regra e/ou dos dados cadastrados.

Há diversas e diferentes orientações para o bloqueio do benefício, como por exemplo:

  • Averiguação da renda per capita;
  • Verificação dos dados do estudante;
  • Verificação dos dados junto ao SISVAN do Bolsa Família;

Enfim, vários os dados que devem ser analisados se estão de acordo com as regras do programa. Por isso o benefício fica bloqueado durante esse processo de averiguação e, caso seja encontrada alguma irregularidade o mesmo pode ser suspenso.

Atenção: As parcelas do Bolsa família tem prazo de 90 dias para ser sacadas, se você permanecer por muito tempo com o benefício bloqueado, poderá perder as datas de saque do calendário bolsa família 2020, e perder parcelas do seu benefício.


Como desbloquear o Bolsa Família

Como já vimos, o Bolsa Família pode ficar bloqueado para averiguação de dados, afinal existem diversos “requisitos” para ter direito ao programa. Para saber mais sobre o assunto, confira quem tem direito ao Bolsa Família e veja se você pode receber o benefício.

Para desbloquear o benefício é necessário que o beneficiário entre em contato com o Setor Responsável pelo Programa no seu município.


Como corrigir erros cadastrais

Caso tenha ocorrido erro nas informações passadas para o programa ou caso o descumprimento – que levou ao bloqueio do Bolsa Família – seja justificável, a família pode apresentar um recurso ao gestor municipal. Nesse recurso é preciso explicar o porquê do descumprimento ou então identificar o erro e solicitar a regularização do benefício.

Lembrando que caso você necessite de mais informações sobre os motivos do a melhor opção é procurar o setor responsável pelo programa no seu município e verificar junto ao balcão qual é a situação do seu cadastro. Assim você vai evitar possíveis surpresas de ter o benefício cortado do dia para a noite e sem qualquer notificação prévia.

“Ah mas se o benefício estiver bloqueado eu tenho direito de receber a (s) parcela (s) bloqueada (s)?” Essa é a dúvida de muita gente…

Sim! Depois de regularizar a sua situação e voltar a ter o benefício você pode sim receber até 3 parcelas do total que foi bloqueado.

13 comentários em “Bolsa Família Bloqueado 2020: O que fazer se seu benefício for Bloqueado?”

    1. Olá Bernadete, podem ser vários motivos. Por exemplo: Seu benefício pode ter sido cancelado, e não bloqueado, ou ainda, você pode ter perdido o direito ao saque por ter ficado por mais de 90 dias sem receber os pagamentos (justamente por causa do bloqueio). Espero ter esclarecido.

      1. Meu benefício foi bloqueado em Junho,realizei o cadastro no cras na data estipulada,já faz 1 mês;porém,até agora está bloqueado. Gostaria de saber se tem algum prazo para ocorrer o desbloqueio?

  1. Meu bolsa família havia sido bloquiado no mês passado,Mas já está desbloqueado.eu recebo o mês q estava bloquiado esse mês de junho?

  2. Meu benefício foi bloqueado esse mês de junho dia 24/06 fui até o CRAS resolvi a situação ,pois era por falta de atualização de cadastro ,até agora está bloqueado ainda ,oq fazer tenho q esperar o próximo mês pra receber ?

  3. Fiz um bolsa família incluindo meus dois filhos e meu marido porem eu tinha dado entrada no INSS para minha filha receber o loas e então o benefício loas saiu mais como é pra tem três anos eu fiz no meu nome tanto o bolsa família como o loas mais meu bolsa família foi bloqueado eu posso tirar a minha filha do meu bolsa família e continuar recebendo ou não? Ou vou perder meu bolsa familia?

  4. Eu uso o aplicativo bolsa família fui hoje desbloquear o benefício ele falou q ta desbloqueado mas no aplicativo mostra q ainda ta bloqueado será q foi desbloqueado mesmo

  5. Boa tarde
    O.meu foi bloqueado, meu marido tá registrado desde novembro mas ganha 1600,00 fora o desconto. Pra gente é pouco pago casa pela caixa.tenho dois filhos e estou grávida. Sem contar com o aumento absurdo da luz, mês passado atualizei será que vou conseguir continuar recebendo. Preciso muito.

  6. O meu foi erro no cadastro mais já pedi pra reverter e até agora nada foi bloqueado em outubro e cancelado em novembro mesmo sendo atualizado eles no CRAS demorou para enviar o recadastramento o que devo fazer?

  7. Bom o meu eu fiz a atualização em novembro e só enviaram em dezembro daí passou do prazo então cancelou e até agora está cancelado já fiz um novo cadastro agora em maio e até agora nada o que devo fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *