Consulta Cidadão 2024

Em 2017 uma grande proposta do governo foi criar o Consulta Cidadão 2024. O projeto ajuda os cidadãos brasileiros que queiram consultar seus benefícios sociais de forma muito mais fácil e acessível através de um simples cadastro pela internet.

Basicamente o portal possui funcionalidades para que o cidadão possa verificar a situação dos seus benefícios sociais. Essa consulta acontece para pessoas que já estão cadastradas ao CadÚnico, o cadastro único do governo federal, que normalmente comanda praticamente todos os benefícios sociais existentes no país.

Consulta Cidadão 2024
Consulta Cidadão 2024

Além de adquirir informações do seu cadastro, questões relacionadas aos seus programas sociais do governo federal, também consegue um comprovante de cadastramento. Acompanhe o artigo que vamos informar mais questões relacionadas a este tema para tirar todas as suas dúvidas de uma só vez!

Para que Serve a Consulta Cidadão 2024

O Consulta Cidadão 2024 nasceu com o objetivo de ajudar os cidadãos que desejam consultar suas questões relacionadas aos programas e benefícios sociais.

Essa é uma excelente plataforma para que o cidadão possa consultar os benefícios sociais de forma muito mais rápida e eficiente. Sem precisar enfrentar filas e outros tipos de burocracias em agências de atendimento do governo.

O site pode ser utilizado para usufruir dos seguintes benefícios:


Como Consultar

Você pode consultar os seus benefícios sociais agora mesmo através da internet e de maneira bem fácil. Para isso vamos ensinar o passo a passo para simplificar ainda mais a sua Consulta Cidadão 2024 para você ter acesso aos dados dos seus programas sociais. Veja como é simples:

  • Acesse agora mesmo o site do Ministério do Desenvolvimento para consulta mds.gov.br/consultacidadao;
  • Após isso o usuário deverá inserir seu nome completo, nome da mãe, data de nascimento, cidade, Estado e depois informar que “não sou um robô”;
  • Logo em seguida o portal irá abrir todas as informações necessárias dos seus programas sociais.

Documentos Necessários

Para conseguir fazer a consulta o cidadão precisa informar alguns documentos necessários para acessar as informações dos benefícios sociais. Os documentos são:

  • Nome completo;
  • Número do NIS;
  • Identidade;
  • CPF;
  • Um comprovante de residência atualizado e;
  • Por último o nome da mãe.

Tenha todas essas documentações em mãos para informar os seus dados e ter acesso as informações que deseja de maneira fácil e rápida.

Dados Exibidos

Assim que o cidadão tiver acesso aos seus dados, algumas informações são exibidas que são informações relacionadas ao responsável pelo programa social.

Também aparecerão alguns dados dos órgãos responsáveis pelo Consulta Cidadão 2024, aparecendo a identificação do órgão e da secretaria e por fim um dado comprovando o cadastro da família no programa, com o seguinte recado “sua família está cadastrada no cadastro único para programas sociais do governo federal”.


Como Imprimir os Dados

O cidadão também tem a opção de imprimir os dados e o comprovante de que está devidamente cadastrado ao CadÚnico para possíveis comprovações em órgãos competentes e parceiros do governo federal para os benefícios.

Basta procurar o desenho de uma impressora quando já estiver acessado a sua área do Consulta Cidadão e imprima o comprovante de cadastramento.

Como Validar o Comprovante de Cadastramento do Cadastro Único

E se você quer comprovar a autenticidade do comprovante de cadastramento, você pode autenticar através do famoso código QR. Para isso basta usar o aplicativo código QR para celular e validar pelo código impresso no comprovante de cadastramento.


Quais Dados o Comprovante de Cadastramento Possui?

Possui dados diferentes, relacionados tanto ao Governo quanto às famílias, confira quais são esses:

  • Nome e data de nascimento das pessoas;
  • NIS individual de cada cidadão da família;
  • Logo do Governo Federal;
  • Data de Atualização Cadastral;
  • Chave de Segurança para Verificar a Autenticidade;
  • Faixa de renda na qual a família se encaixa.

Esses dados são para que as informações presentes no Cadastro Único possam ser passadas para as pessoas, como uma forma de comprovar que o comprovante de cadastramento é verídico.


Manual do Sistema Consulta Cidadão

Para utilizar o sistema é muito fácil, mas ainda assim muitas pessoas possuem dúvidas. Por isso, o Governo criou um manual de utilização do Consulta Cidadão 2024, para que você saiba como usar o sistema online de maneira correta.

Para acessar a esse manual basta acessar o seguinte link: https://aplicacoes.mds.gov.br/.

Dessa forma, não terá nenhum erro no momento de utilizar o sistema.


O que fazer caso não consiga acessar a informação?

Se você não conseguir acessar as informações sobre o seu cadastro, procure o CRAS mais próximo a sua casa ou o setor que fica responsável pelo Cadastro Único para que assim, eles resolvam o seu problema.

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