SIBEC – Sistema de Benefícios ao Cidadão

O sucesso do programa Bolsa Família em tirar o Brasil do mapa mundial da fome não se deu só por conta da distribuição de renda, mas também por conta da organização dos sistemas de distribuição de renda, através da criação do SIBEC. O Sistema de Benefícios do cidadão, ou simplesmente SIBEC Bolsa Família, é uma página do portal da Caixa Econômica Federal, que permite a consulta dos benefícios sociais, oferecendo transparência ao processo de concessão de benefícios, reduzindo a possibilidade de corrupção no sistema de distribuição dos benefícios.

Através da transparência do sistema SIBEC, as famílias carentes se beneficiam com a renda, que deixa de ser perdida nos gargalos de corrupção do país. Recebendo o Bolsa Família 2019, o grupo familiar consegue fazer com que os filhos tenham uma condição melhor de estudar e a família de sobreviver.

SIBEC - Sistema de Benefícios ao Cidadão
SIBEC – Sistema de Benefícios ao Cidadão

Sibec – Sistema de Benefícios do Cidadão

O sistema foi criado pela Caixa Econômica Federal, visando reunir as informações de todos os programas sociais em um único local. O qual, possa ser acessado de forma online e assim, facilite tanto a vida do Governo Federal, que tem uma ferramenta poderosa de verificação contra possíveis fraudes quanto a vida da população, que pode saber diversas informações importantes sobre os benefícios a serem pagos.

SIBEC Bolsa Família – Como Funciona

Para uma melhor organização e catalisação de todos os gastos que o Governo Federal tem no âmbito federal, foi criado o Sistema de Benefícios do Cidadão, mais conhecido como Sibec. Esse programa do Governo, reúne todos os benefícios sociais pagos, em um único projeto, facilitando assim, a verificação da população quanto aos seus direitos.

Assim, a população que recebe o Bolsa Família, pode conferir, por meio do Sistema, por exemplo, quanto ainda tem a receber, quando o pagamento vai ser pago e outros dados importantes.

Consulta Pública Sibec

O modo de funcionamento do Sibec é bastante simples e fácil de ser feito. Basta o cidadão, que deseja ver alguma informação sobre o pagamento de, por exemplo, seguro desemprego, acessar o link oficial do site:

>> Clique aqui para acessar o SIBEC <<

Preenchendo o  Número do NIS, que é o número impresso no cartão cidadão e no cartão do Bolsa Família, e uma senha, a ser criada no momento do primeiro acesso, depois de preencher todos os dados e ter acesso ao sistema.

Assim, depois da criação dessa senha e do preenchimento do NIS, o cidadão terá acesso ao Sistema e todas as suas informações, o que é de fundamental importância para muitas famílias que dependem desse benefício social para sobreviver e ter uma vida mais digna e com maior qualidade.

Consulta Benefícios por UF

Esta forma de consulta permite que você tenha informações sobre dados estaduais, como o número de beneficiários e o número de municípios atendidos.

É uma ferramenta importante, pois através da mesma, pode-se produzir estatísticas mensais de  beneficiários por estado.

Para consultar você precisa apenas informar o seu UF e a folha de pagamento.

Consulta Benefícios por Município

Permite a visualização da lista de beneficiários do Bolsa Família por município.

Por meio dessa consulta, é possível conferir os responsáveis familiares e as pessoas cadastradas que recebem algum benefício vinculado ao programa.

Com esses dados, é possível fazer denúncias em caso de suspeita de fraudes do programa.

Para consultar, é preciso informar o seu UF, município e folha de pagamento.

Consulta Benefícios por Família

Na consulta de benefícios por família, é preciso ter o seu número do NIS. O mesmo pode ser encontrado no Cartão do Programa ou então na Carteira de Trabalho.

Através desta consulta, é possível conferir a situação do benefício, se o mesmo está liberado, bloqueado, cancelado ou até mesmo suspenso.

Para consultar, basta informar o CPF, o NIS e o nome do responsável pelo grupo familiar.

Sibec Consulta

Além da questão de os beneficiários poderem ver os seus saldos, a data de pagamento dos benefícios e outros dados importantes, o próprio cidadão comum, o qual, deseje verificar quanto o Governo gasta nesse tipo de ação, pode acessar o site do Sibec e conferir o quanto se gasta apenas em benefícios sociais.

SIBEC Bolsa Família

A criação do Sibec trouxe uma série de vantagens para o cidadão que deseja verificar rapidamente a sua conta e os seus benefícios. E também para o Governo Federal, o qual, consegue através desse programa, ter um controle geral sobre o quanto se gasta apenas em benefícios sociais. Em momento de crise como o Brasil vive atualmente, é importante saber onde cortar gastos.

SIBEC Login Cidadão

Para o cidadão, o SIBEC possui funcionalidades mais limitadas, no entanto, também é bastante útil.

Através da consulta é possível verificar o extrato de benefícios, benefícios liberados e saldo do Bolsa Família.

A ferramenta é de grande importância, pois permite a consulta de diversas informações a respeito das famílias beneficiárias pelo programa.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *