Adiantamento do 13º Salário do INSS

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assim como outros segurados da instituição poderão receber o adiantamento do 13º salário previsto a ser pago entre os meses de abril e maio. Abaixo você pode conferir sobre o Adiantamento do 13º Salário do INSS.

A novidade está prevista na Medida Provisória 927 que foi editada com o objetivo de atenuar os efeitos provocados na economia por causa do novo coronavírus, e que acabou culminando na suspensão dos contratos de trabalho pelo período de até 4 meses.

A expectativa é de que o pagamento da 1ª parcela seja realizado entre os dias 24 de abril e 8 de maio de 2020. Vale lembrar que nesta parcela não haverá o desconto do Imposto de Renda. Já a 2ª parte do abono ocorrerá nos dias 25 de maio e 5 de junho. Além disso, o pagamento dos benefícios seguirá a mesma ordem de depósitos mensais das aposentadorias, auxílios e pensões.

Adiantamento do 13º Salário do INSS
Adiantamento do 13º Salário do INSS

Adiantamento do 13º salário do INSS

O adiantamento do 13º salário do INSS foi uma medida tomada pelo governo para auxiliar os segurados a ter uma renda durante o período de isolamento social utilizado como forma de combate direto aos efeitos provocados pela pandemia do Covid-19.

Sendo assim, os segurados do INSS que ganham até um salário mínimo serão os primeiros a receber o benefício previsto para a última semana do mês de abril. Já os segurados que ganham acima de um salário mínimo vão receber o benefício da 1ª e da 2ª parcela na semana seguinte aos pagamentos realizados aos primeiros beneficiários. Vale lembrar que a ordem de pagamento é de acordo com o final do cartão do benefício.


Pagamento 13º INSS 2020

O 13º do INSS é um importante benefício para milhares de pessoas em todo o Brasil e é direcionado aos aposentados e pensionistas. A previsão de pagamento antecipado do 13º ficou assim estipulado:

  • 1ª parcela do pagamento do 13º salário do INSS: Entre 24 de abril e 8 de maio
  • 2ª parcela do pagamento do 13º salário do INSS: Entre 25 de maio e 5 de junho.
Pagamento 13º INSS 2020
Pagamento 13º INSS 2020

Além do mais, o valor que será pago nessas datas corresponde a 50% do valor total do benefício. Em outras palavras, como grande parte dos beneficiários recebe o valor correspondente a um salário mínimo de R$ 1045, o valor da primeira parte do benefício a ser pago será de R$ 522,50.

Já os valores superiores a estes números vão sofrer a incidência de Imposto de Renda conforme a tabela vigente do benefício. Para o governo federal cada parcela liberada para o pagamento que será destinado a aproximadamente 35 milhões de beneficiários em todo o Brasil vai possibilitar uma injeção na economia nacional de mais de R$ 23 bilhões.

E outro detalhe importante é que é mudança do calendário de pagamento do INSS corresponde somente as gratificações, já as demais datas de pagamentos mensais permanecem inalteradas.


Tabela Auxiliar INSS 2020

Foi concluído no último dia 31 de março de 2020 as adequações necessárias para o programa Sefip e a tabela auxiliar do INSS 03/2020. Sendo assim, com os novos ajustes é possível realizar a prestação de informações e geração de cálculos previdenciários progressivos devido a aplicação de novas faixas de incidência da Tabela de Salários de contribuição, bem como das novas alíquotas para atender grande parte dos empregadores.

A prestação dessas informações deve ser realizada diretamente no Sefip atualizado para evitar possivelmente a retificação.


Primeira Parcela do Décimo Terceiro INSS 2020

O INSS divulgou as datas de pagamento do 13º salário e essa antecipação vai possibilitar a milhares de beneficiários ter uma renda a mais durante o período em que estiverem no isolamento social proposto pelo governo como medida para combater o coronavirus.

De acordo com a nova tabela os pagamentos serão realizados de acordo com o cronograma abaixo:

  • Quem recebe até um salário mínimo: Vai receber entre 25 de maio e 5 de junho
  • Quem recebe acima de um salário mínimo: Vai receber entre 4 de maio e 01º de junho.
Primeira Parcela do Décimo Terceiro INSS 2020
Primeira Parcela do Décimo Terceiro INSS 2020

 O INSS está funcionando?

O INSS suspendeu o atendimento em várias cidades brasileiras. Em algumas outras passou a funcionar em horário especial. Mas se precisar poderá entrar em contato com a central no telefone 135.

Cadastro Auxílio Emergencial

Com o avanço da pandemia do coronavírus o governo brasileiro encontrou uma forma de combater a doença orientando a população a permanecer em casa durante a crise. Confira mais detalhes sobre o cadastro Auxílio Emergencial a seguir.

Mas como se sabe, ficar em casa para muitos é difícil, já que precisam garantir o seu sustento e para isso necessitam sair para trabalhar. Dessa forma, foi criado o Auxílio Emergencial, um programa de assistência financeira temporária direcionada a parcela da população trabalhadora que precisa manter sua renda, enquanto segue as orientações repassadas pelos órgãos de saúde para preservar sua saúde e da sua família.

Cadastro Auxílio Emergencial
Cadastro Auxílio Emergencial

Auxílio Emergencial R$ 600

Inicialmente a proposta do governo era de repassar aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), trabalhadores intermitentes e desempregados a quantia de R$ 200 como auxílio durante o período da pandemia do novo coronavírus.

Mas depois de várias discussões e negociações no Congresso o valor acabou se elevando para a quantia de R$ 600, o que representou certo alívio para quem não está trabalhando.

A proposta do Auxílio Emergencial é de repassar o benefício que também ganhou o nome de “Coronavoucher” pelo período de três meses que corresponde a abril, maio e junho, considerado o momento mais crítico da doença no Brasil.

Os beneficiários do Auxílio vão contar com o valor de R$ 600 mensais pelo período de três meses para prover as suas despesas essenciais.

  • Vale lembrar que para poder receber o benefício é necessário realizar um cadastro no aplicativo ou no site oficial da Caixa, mas este procedimento não garante a liberação do auxílio. Pois após a realização do cadastro os dados serão avaliados e validados pelo Governo Federal para posteriormente aprovar e liberar o pagamento.
  • Segundo a Caixa Econômica, o prazo para a avaliação da solicitação do benefício é de até 5 dias úteis após a realização do envio do cadastro. Depois deste procedimento se sentir necessidade de ajustar alguma informação enviada poderá acessar novamente o aplicativo ou site para fazer as alterações necessárias.
Auxílio Emergencial Coronavírus
Auxílio Emergencial Coronavírus

Quem tem direito ao Auxílio Emergencial

O Auxílio Emergencial poderá ser solicitado pelos cidadãos brasileiros que possuem idade superior a 18 anos e que se enquadrem em algumas das seguintes categorias:

  • Estar desempregado ou exercer alguma atividade nas seguintes condições:
  • Trabalhador informal
  • Contribuinte Individual da Previdência Social
  • Microempreendedor Individual (MEI)
  • Receber como renda mensal por pessoa o máximo de meio salário mínimo ou R$ 522,50; ou ainda uma renda familiar total máxima de três salários mínimos ou R$ 3135
  • Não poderá receber algum benefício do Governo Federal, exceto o Bolsa Família.

Cadastro Auxílio Emergencial

Para fazer o cadastro Auxílio Emergencial de R$ 600 é bastante simples, pois o objetivo é que as pessoas realizem o procedimento diretamente dos seus aparelhos com acesso à internet e no conforto de seus lares para evitar assim qualquer tipo de aglomeração que poderia ocorrer em qualquer agência da Caixa.

Desta forma, você deverá realizar o procedimento abaixo para fazer o cadastro no programa:

  • Acesse o site oficial da Caixa diretamente aqui
  • Feito isso, clique no primeiro botão escrito “Realize sua solicitação”
Realize sua solicitação
Realize sua solicitação
  • Em seguida, o sistema vai apresentar todos os requisitos exigidos para liberação do benefício
  • Leia com atenção e role a página. Se você preenche os requisitos é só marcar as duas caixas em que vai declarar que se enquadra nas situações e que autoriza o uso dos seus dados
  • Feito isso, aperte sobre “Tenho os requisitos, quero continuar”
Tenho os requisitos, quero continuar
Tenho os requisitos, quero continuar
  • Agora informe os seus dados pessoais (nome, CPF, data de nascimento e nome da sua mãe)
  • Clique sobre a caixa ao lado em “Não sou um robô” e depois aperte em “Continuar”
  • Informe o número do seu celular e operadora para receber o código de verificação
  • Clique em “Continuar”
  • Aguarde o envio do código e depois digite os números
  • Aperte o botão “Continuar”
  • Informe seus dados pessoais solicitados pelo sistema e aperte em “Continuar”
  • Informe os dados referentes a sua composição familiar
  • Depois informe como deseja receber o benefício (conta bancária existente ou abertura de poupança digital da Caixa)
  • Verifique todas as informações e se tiver correto é só clicar em “Concluir sua solicitação”.
Como Fazer o Cadastro Auxílio Emergencial
Como Fazer o Cadastro Auxílio Emergencial

Pronto, seu cadastro foi feito agora é só aguardar o resultado. Boa sorte!

Aplicativo Auxílio Emergencial

Devido a pandemia do novo coronavirus o governo federal orientou a população brasileira a adotar o isolamento social como medida preventiva, mas com isso houve um problema em que os trabalhadores deveriam permanecer em casa para resguardar a sua saúde e deixar assim de trabalhar. Se deseja saber maiores detalhes sobre este importante programa do governo federal e o Aplicativo Auxílio Emergencial é só continuar comigo.

Este fator preocupou milhares de pessoas em todo o Brasil e o governo criou uma alternativa para auxiliar, principalmente a quem mais precisa oferecendo uma ajuda monetária durante o período de maior crise do coronavirus. E assim nasceu o Auxílio Emergencial, em que os beneficiados podem receber entre R$ 600 e R$ 1.200 durante o período de 3 meses.

Aplicativo Auxílio Emergencial
Aplicativo Auxílio Emergencial

Aplicativo Auxílio Emergencial

Como uma das preocupações do Ministério da Saúde é evitar o maior número de contágios pelo Covid-19 contou com o auxílio de outros órgãos do governo e desenvolveu um aplicativo para ajudar financeiramente de forma rápida os trabalhadores que necessitam de uma renda durante o período de crise, já que estão impossibilitados de exercerem suas atividades.

Dessa forma, para se evitar a aglomeração de pessoas várias medidas de acesso facilitado foram criadas. Assim os interessados podem acessar o site da Caixa por meio deste link ou baixar o app para aparelhos com sistema Android e iOS para se inscrever e acompanhar o seu pedido do Auxílio Emergencial.

Mas antes de falar propriamente sobre este assunto é importante destacar quem tem direito a receber o benefício durante a crise do Covid-19. Confira a seguir.

APP Auxílio Emergencial
APP Auxílio Emergencial

Quem tem Direito ao Auxílio Emergencial

De acordo com informações divulgadas pela própria Caixa em seu portal, os trabalhadores que tem direito a receber o auxílio são aqueles que atendem os critérios abaixo:

  • Indivíduos com mais de 18 anos
  • Desempregados
  • Microempreendedores individuais (MEI)
  • Trabalhadores informais
  • Contribuinte individual da Previdência Social
  • Cidadãos que pertençam a família com renda mensal por pessoa máxima de R$ 522,50 (meio salário mínimo) ou com renda familiar total máxima de três salários mínimos ou o equivalente a R$ 3.135.
  • Não receber benefício previdenciário assistencial ou de transferência de renda, com exceção para o programa Bolsa Família.
 Quem tem Direito ao Auxílio Emergencial
Quem tem Direito ao Auxílio Emergencial

Como Baixar o Aplicativo Auxílio Emergencial

Como já havia adiantado, o app Auxílio Emergencial é disponibilizado gratuitamente para quem utiliza aparelhos com sistema Android ou iOS. Deve ser utilizado por aqueles que atendam os requisitos apresentados no tópico anterior e que não tenham os seus nomes devidamente cadastrados no CADÚnico até a data de 20 de março de 2020.

Feito isso, para baixar o aplicativo é só seguir as dicas apresentadas a seguir:

  • Acesse o site Auxílio Emergencial da Caixa diretamente aqui
  • Assim que estiver na página aperte em “Baixe o app”
  • Agora escolha a opção correspondente ao sistema do seu aparelho (Baixe na Play Store ou Baixe na App Store)
  • Feito isso clique em “Instalar”
  • Ao terminar é só abrir o aplicativo
  • Preencha os dados solicitados
  • Depois é só finalizar.
Como Baixar o Aplicativo Auxílio Emergencial
Como Baixar o Aplicativo Auxílio Emergencial

Após 24 horas você poderá acompanhar dentro do próprio aplicativo a situação da sua solicitação.


Como se Cadastrar para ter Direito ao Aplicativo Auxílio Emergencial

Além do aplicativo você pode fazer todo o procedimento semelhante diretamente no site da Caixa Econômica Federal. Quem já possui cadastro no CADÚnico não precisa fazer a solicitação no aplicativo por que a análise e liberação do benefício será realizado automaticamente.

Após escolher a opção desejada para fazer o cadastro é só informar os dados solicitados pelo sistema para fazer o seu cadastro. É importante lembrar que este procedimento não garante o recebimento do benefício. Após enviar os seus dados para o sistema eles passarão por uma análise e se você for aprovado receberá as três parcelas do benefício.

Além disso, não é obrigatório ter uma conta na Caixa para receber o auxílio, pois o sistema disponibilizou vários bancos em que você poderá cadastrar sua conta, inclusive os bancos digitais.

Agora quem não possui nenhuma conta bancária poderá criar uma conta digital da Caixa que vai funcionar durante todo este período. Para isso é só escolher durante o procedimento de cadastro.

Os primeiros beneficiários já estão recebendo o Auxílio Emergencial. O cronograma de pagamentos encontra-se no site da Caixa. Qualquer dúvida envie sua mensagem abaixo.

Cartão Bolsa Família 2024

São muitas as famílias que se beneficiam do Programa Bolsa Família, oferecido pelo governo federal a todas as famílias que vivem em estado de pobreza ou pobreza extrema. No entanto ainda existem muitas dúvidas relacionadas ao benefício, sobre como receber, que documentos são necessários, afinal existe uma grande burocracia envolvida na concessão de benefícios do Governo Federal para evitar fraudes. Uma das dúvidas mais frequentes sobre o programa é do Cartão Bolsa Família: Como fazer, quais documentos, para que ele serve e tudo mais.

Cartão Bolsa Família


Sobre o Cartão Bolsa Família 2024

O cartão é disponibilizado a todos os beneficiários do programa e, com ele, é possível fazer o saque do valor pago pelo programa. Este é o meio que consegue identificar todos os beneficiários do bolsa família.

O cartão possui 13 números mas, apenas os 11 primeiros dígitos correspondem ao número do NIS – Número de Identificação Social. Além dos números no cartão também é possível encontrar o nome completo do responsável familiar, ou seja, quem fez o cadastramento da família no programa.

O prazo de entrega dos cartões do bolsa família é de 30 a 45 dias e, caso o cartão não seja entregue a tempo e o beneficiário tenha direito ao saque, o mesmo deve procurar uma agência da Caixa Econômica Federal e solicitar o benefício.


Quem tem Direito ao Cartão Bolsa Família

Quem tem DireitoO Bolsa Família é destinado aos grupos familiares que estão em situação de pobreza e extrema pobreza.

As famílias pobres são consideradas as que recebem entre R$ 89,00 e R$ 177,00 mensais por cada componente do grupo familiar.

Já as famílias consideradas em situação de extrema pobreza são as que recebem R$ 89,00 mensais por cada componente do grupo familiar.

O grupo familiar classificado em situação de pobreza receberá o benefício apenas se conter na família:

  • Crianças;
  • Gestantes;
  • Jovens até 17 anos de idade.

Para receber o Cartão Bolsa Família você deve estar dentro dos requisitos citados acima.


Como Fazer o Cartão Bolsa Família

  • Para ter o cartão do bolsa família, o responsável familiar deve ter feito o cadastro no Cadastro Único;
  • Após isso, realizado o cadastro no Programa Bolsa Família;
  • Por fim, se passar na seleção do programa, receberá o seu cartão.

Assim que o benefício é concedido, a própria Caixa Econômica Federal já encaminha para a sua residência o cartão, através dos Correios. No caso de não entrega dentro de até 45 dias você pode estar procurando uma agência Caixa para saber se o cartão se encontra na mesma.

Tem Como Fazer o Cartão Bolsa Família Online?

O cadastro para o recebimento do benefício online e a solicitação da segunda via do cartão não são possíveis de se fazer de forma online.

O benefício só pode ser solicitado pessoalmente e a segunda via pode ser solicitada pelo telefone ou indo até uma agência da Caixa Econômica Federal.

No entanto, para isso, é preciso que você se encaixe nos critérios de recebimento do programa.


Cadastrar Senha Cartão Bolsa Família

Cadastrar SenhaQuando você recebe o cartão do bolsa família em sua casa o mesmo vem sem senha – caso contrário você ficaria demasiado exposto. Sem a senha você não pode sacar o benefício.

Então, assim que você receber o cartão deve então se dirigir a qualquer agência da Caixa Econômica Federal munido dos seus documentos de:

  • Identificação com foto;
  • Com o cartão Bolsa Família;
  • E também com o envelope recebido junto com o cartão.

Neste momento um atendente fará a ativação do seu cartão e, posteriormente, fará o cadastro de uma senha individual, escolhida por você.

Se você preferir pode cadastrar a sua senha através do atendimento pelo telefone, para isso siga o passo a passo abaixo:

  • Ligue para o número: 0800 726 0207;
  • Digite 5;
  • Depois 2;
  • Tenha em mãos os seus documentos de identificação: CPF, RG e número do NIS;
  • Para finalizar o cadastramento da senha vá até qualquer lotérica da Caixa com seu documento de identificação.

Demora Quanto Tempo para Liberar o Cartão

Não existe prazo para a liberação do benefício, sendo a mesma feita pelo sistema da Caixa e do MDS – Ministério do Desenvolvimento Social.

Mas, você deve estar sempre atento a lista de beneficiários por meio da Consulta Pública do Bolsa Família. Outra maneira de ficar sempre atento a liberação do benefício, é indo até o órgão que fez o seu cadastro, e pedir que o mesmo realize uma consulta no SIBEC.

Ainda é possível consultar a liberação do benefício através da Caixa Econômica Federal com seu número do NIS ou CPF pessoalmente e também através do Telefone 0800 Bolsa Família: 0800 726 0207.


Como Receber o Bolsa Família

Depois de ter o seu cartão desbloqueado e a senha já cadastrada os próximos meses você só precisa sacar o dinheiro. E não precisa ser exatamente numa agência da caixa.

O beneficiário do bolsa família 2024 pode, desde que esteja com o cartão do benefício, sacar o valor em qualquer um dos seguintes locais:

  • Agência da Caixa Econômica Federal
  • Caixas de autoatendimento
  • Casas Lotéricas
  • Correspondentes Caixa Aqui

Além do saque do bolsa família você pode também sacar e consultar alguns outros benefícios como:

  • Seguro Desemprego;
  • Abono Salarial do PIS;
  • E também o FGTS.

Como Solicitar a Segunda Via do Cartão Bolsa Família

A solicitação da 2ª via do Cartão Bolsa Família pode ser feita através de uma Agência da Caixa, Lotérica ou ligando para o 0800 da Caixa: 0800 726 0207.

Se por acaso eles se recusarem a realizar a emissão do documento, você deve procurar o Ministério Público e entrar com um Processo por Prevaricação, pois estão se negando a emitir um documento obrigatório e essencial para a família.

O Cartão Bolsa Família auxiliar muitas família as saírem de condições de vida precárias e assim, terem uma vida melhor, com condições básicas, como educação, saúde e alimentação.


Modelos de Cartão Bolsa Família

Existem diferentes modelos de cartão que permitem você receber o benefícios. Confira abaixo:

  • Cartão Bolsa Família

Esse é o cartão original o qual é entregue através dos Correios depois da liberação do benefício.

Cartão do Bolsa Família 2024

 

  • Cartão do Cidadão

O Cartão Cidadão é utilizado para receber benefícios da Caixa, como o PIS e o Fundo de Garantia. Além desses, o Cartão pode ser usado para o recebimento do Bolsa Família.

Cartão do Cidadão
Cartão do Cidadão

 

Existem ainda outros cartões que podem ser utilizados.

Consulta Cidadão 2024

Em 2017 uma grande proposta do governo foi criar o Consulta Cidadão 2024. O projeto ajuda os cidadãos brasileiros que queiram consultar seus benefícios sociais de forma muito mais fácil e acessível através de um simples cadastro pela internet.

Basicamente o portal possui funcionalidades para que o cidadão possa verificar a situação dos seus benefícios sociais. Essa consulta acontece para pessoas que já estão cadastradas ao CadÚnico, o cadastro único do governo federal, que normalmente comanda praticamente todos os benefícios sociais existentes no país.

Consulta Cidadão 2024
Consulta Cidadão 2024

Além de adquirir informações do seu cadastro, questões relacionadas aos seus programas sociais do governo federal, também consegue um comprovante de cadastramento. Acompanhe o artigo que vamos informar mais questões relacionadas a este tema para tirar todas as suas dúvidas de uma só vez!

Para que Serve a Consulta Cidadão 2024

O Consulta Cidadão 2024 nasceu com o objetivo de ajudar os cidadãos que desejam consultar suas questões relacionadas aos programas e benefícios sociais.

Essa é uma excelente plataforma para que o cidadão possa consultar os benefícios sociais de forma muito mais rápida e eficiente. Sem precisar enfrentar filas e outros tipos de burocracias em agências de atendimento do governo.

O site pode ser utilizado para usufruir dos seguintes benefícios:


Como Consultar

Você pode consultar os seus benefícios sociais agora mesmo através da internet e de maneira bem fácil. Para isso vamos ensinar o passo a passo para simplificar ainda mais a sua Consulta Cidadão 2024 para você ter acesso aos dados dos seus programas sociais. Veja como é simples:

  • Acesse agora mesmo o site do Ministério do Desenvolvimento para consulta mds.gov.br/consultacidadao;
  • Após isso o usuário deverá inserir seu nome completo, nome da mãe, data de nascimento, cidade, Estado e depois informar que “não sou um robô”;
  • Logo em seguida o portal irá abrir todas as informações necessárias dos seus programas sociais.

Documentos Necessários

Para conseguir fazer a consulta o cidadão precisa informar alguns documentos necessários para acessar as informações dos benefícios sociais. Os documentos são:

  • Nome completo;
  • Número do NIS;
  • Identidade;
  • CPF;
  • Um comprovante de residência atualizado e;
  • Por último o nome da mãe.

Tenha todas essas documentações em mãos para informar os seus dados e ter acesso as informações que deseja de maneira fácil e rápida.

Dados Exibidos

Assim que o cidadão tiver acesso aos seus dados, algumas informações são exibidas que são informações relacionadas ao responsável pelo programa social.

Também aparecerão alguns dados dos órgãos responsáveis pelo Consulta Cidadão 2024, aparecendo a identificação do órgão e da secretaria e por fim um dado comprovando o cadastro da família no programa, com o seguinte recado “sua família está cadastrada no cadastro único para programas sociais do governo federal”.


Como Imprimir os Dados

O cidadão também tem a opção de imprimir os dados e o comprovante de que está devidamente cadastrado ao CadÚnico para possíveis comprovações em órgãos competentes e parceiros do governo federal para os benefícios.

Basta procurar o desenho de uma impressora quando já estiver acessado a sua área do Consulta Cidadão e imprima o comprovante de cadastramento.

Como Validar o Comprovante de Cadastramento do Cadastro Único

E se você quer comprovar a autenticidade do comprovante de cadastramento, você pode autenticar através do famoso código QR. Para isso basta usar o aplicativo código QR para celular e validar pelo código impresso no comprovante de cadastramento.


Quais Dados o Comprovante de Cadastramento Possui?

Possui dados diferentes, relacionados tanto ao Governo quanto às famílias, confira quais são esses:

  • Nome e data de nascimento das pessoas;
  • NIS individual de cada cidadão da família;
  • Logo do Governo Federal;
  • Data de Atualização Cadastral;
  • Chave de Segurança para Verificar a Autenticidade;
  • Faixa de renda na qual a família se encaixa.

Esses dados são para que as informações presentes no Cadastro Único possam ser passadas para as pessoas, como uma forma de comprovar que o comprovante de cadastramento é verídico.


Manual do Sistema Consulta Cidadão

Para utilizar o sistema é muito fácil, mas ainda assim muitas pessoas possuem dúvidas. Por isso, o Governo criou um manual de utilização do Consulta Cidadão 2024, para que você saiba como usar o sistema online de maneira correta.

Para acessar a esse manual basta acessar o seguinte link: https://aplicacoes.mds.gov.br/.

Dessa forma, não terá nenhum erro no momento de utilizar o sistema.


O que fazer caso não consiga acessar a informação?

Se você não conseguir acessar as informações sobre o seu cadastro, procure o CRAS mais próximo a sua casa ou o setor que fica responsável pelo Cadastro Único para que assim, eles resolvam o seu problema.

Auxílio Emergencial 2020: Cadastro, Como Receber, Calendário

Para garantir o sustento dos cidadãos brasileiros quando não há possibilidade de prática de suas atividades econômicas para conseguir renda mensal, o governo conta com um auxílio emergencial. Continue acompanhando os próximos tópicos deste post e saiba melhor do que se trata o auxílio emergencial 2020 e como você pode recebê-lo.

Auxílio Emergencial Coronavírus
Auxílio Emergencial Coronavírus

O que é o Auxílio Emergencial

O Auxílio Emergencial é um benefício destinado a garantir a renda mínima dos brasileiros em situação de vulnerabilidade durante o decorrer da pandemia do Covid-19 (nome dado ao novo coronavírus).

A necessidade da entregue deve tipo de benefício deve-se grandemente ao fato do governo ter decretado quarentena para trabalhadores brasileiros, fato que coloca muitas famílias em situação desfavorável, já que com o travamento de suas atividades econômicas, não haverá como ter a renda mensal.

Para resolver esse problema, foi desenhado o auxílio emergencial, o qual teve a aprovação pelo Congresso Nacional e secionamento pela Presidência da Republica, e com isso, já pode ser entregue aos seus beneficiários.

Auxílio Emergencial 2020
Auxílio Emergencial 2020

Valor do Auxílio Emergencial 2020

O valor estabelecido para o auxílio emergencial não é exorbitante e muito menos “básico” para prover o sustento do cidadão considerando o custo de vida do país, mas ao menos, ele já garante um auxílio ao cidadão que não tem nenhum rendimento caindo mensalmente em sua conta.

Por decisão do Congresso Nacional e da Presidência, o auxilio emergencial é de R$ 600 com a limitação de duas pessoas na mesma família, e a princípio prevê-se que ele seja entregue por 3 meses.

Existem alguns casos especiais do benefício, como é o caso de uma família monoparental onde há um filho trabalhador informal, nessa situação o valor pode chegar em até R$1.800,00. Para as mães que são chefes de família, o valor entregue será correspondente a duas cotas do auxílio.


Quem tem direito ao auxílio emergencial?

A entrega do auxílio emergencial será feita a cada beneficiário que cumprir com os requisitos estabelecidos pelo governo para o efeito. Esses requisitos visam evitar a distribuição incorreta do recurso. Os requisitos são:

  • Ser cidadão com idade superior a 18 anos;
  • Não ter emprego com carteira assinada;
  • Não estar a receber nenhum benefício previdenciário ou assistencial, com exceção do Bolsa Família;
  • Ser Contribuinte Individual;
  • Ter um rendimento familiar de ½ até 3 salários mínimos;
  • Não ter recebido acima de R$ 28.559,70.
  • Ser MEI;
  • Ser Trabalhador Informal (autônomo, desempregado) com inscrição no CadÚnico ou por meio de declaração.

Calendário do Auxílio Emergencial

Pagamento da Primeira Parcela do Auxílio Emergencial

  • Dia 09/04: Quem tem conta na Caixa ou BB e se inscreveu no para receber o CoronaVoucher.
  • Dia 14/04: Quem se inscreveu para receber o auxílio emergencial mas não tem conta na Caixa ou Banco do Brasil
  • Quem já recebe o Bolsa Família, vai receber na mesma data do calendário do Bolsa Família.

Pagamento da Segunda Parcela do Auxílio Emergencial

Mês de Aniversário Data do Pagamento
Janeiro, Fevereiro e Março 27/04/2020
Abril, Maio e Junho 28/04/2020
Julho, Agosto e Setembro 29/04/2020
Outubro, Novembro e Dezembro 30/04/2020

Pagamento da Terceira Parcela do Auxílio Emergencial

Mês de Aniversário Data do Pagamento
Janeiro, Fevereiro e Março 26/05/2020
Abril, Maio e Junho 27/05/2020
Julho, Agosto e Setembro 28/05/2020
Outubro, Novembro e Dezembro 29/05/2020

Como Receber o Auxílio Emergencial 2020

O modo de procedência para o recebimento do auxílio emergencial depende da situação de cada beneficiário. Para o caso dos microempreendedores individuais (MEI) e contribuintes individuais que não estão no Cadastro Único, é preciso acessar o aplicativo criado pela Caixa e preencher os dados para cadastro seguido do pagamento do valor do auxílio.

Agora, para os cidadãos que já estão no Cadastro Único e cumprem com os requisitos para o recebimento do auxílio emergencial, não haverá necessidade de baixar o aplicativo e fazer o cadastro, basta somente aguardar pelo calendário que será divulgado para o recebimento do benefício.

Como Receber Auxílio Emergencial
Como Receber Auxílio Emergencial

Coronavoucher 2020: Inscrição, Quem tem Direito e Como Receber?

Como resposta a quarentena imposta pelo governo que vem acompanhada do travamento das atividades de muitos trabalhadores informais e pequenas empresas, o governo criou o Coronavoucher para oferecer auxílio financeiro a essa classe de trabalhadores. Então, não deixe de saber se você é um dos abrangidos pelo benefício e como receber o Coronavoucher 2020 conferindo os próximos tópicos deste post.

Coronavoucher 2020
Coronavoucher 2020

O que é Corona Voucher?

O Coronavoucher surge como uma das soluções do governo para o combate aos efeitos negativos do novo coronavirus na economia do país e no ganha-pão dos trabalhadores brasileiros. Essa ajuda propõem a entrega de um auxilio emergencial na forma de valor monetário extraído dos R$ 15 bilhões anunciados pelo ministro da economia para o suporte financeiro dos brasileiros durante a pandemia.

Segundo divulgado pelo governo, o valor do auxílio será disponibilizado aos beneficiários em 3 cotas mensais e iguais durante os 3 meses previstos para a entrega do auxílio. Cada uma das parcelas entregues será de R$ 200, somando um total de R$ 600 mensais pelo auxilio.

No caso de mães que assumem a posição de “chefe de família”, o valor entregue será duplicado, o que garante um auxílio emergencial de R$ 1.200,00 para quem atende a esse requisito.

O que é Corona Voucher
O que é Corona Voucher

Quem tem Direito ao CoronaVoucher?

O fundo do auxílio emergencial será destinado a entrega do valor deste benefício somente aos cidadãos brasileiros que estiverem no grupo das “populações desassistidas”, como se referiu o ministro das finanças no momento da divulgação do auxílio. Sendo que tem direito ao Coronavoucher 2020:

  • O Microempreendedor Individual (MEI);
  • O cidadão que não possui um emprego fixo e não está recebendo o seguro-desemprego ou pensões previdenciárias;
  • O trabalhador informal
  • O beneficiário do Bolsa família. Nesse caso vale referenciar que o cidadão não terá ambos auxílios, mas sim, ele poderá receber o auxílio com maior valor por um período de 2 meses.

É importante ter em conta que fora fazer parte de um desses grupos para poder receber o Coronavoucher, também será preciso que o cidadão tenha 18 anos e tenha uma renda familiar de ½ a até 3 salários mínimos.


Como se cadastrar no CoronaVoucher 2020

O pedido do Coronavoucher pode ser feito por meio do site ou aplicativo desenvolvido pelo governo  federal (disponível na loja de aplicativos).

No entanto, vale salientar que no caso de quem já possui registo no cadastro único, não será preciso baixar o aplicativo e preencher os seus dados para poder receber o benefício, bastando apenas aguardar a divulgação do cronograma de pagamento para receber o auxílio.

Agora, quem não possui esse cadastro, deverá baixar o aplicativo disponível para o sistema Android ou IOS, e informar os seus dados para poder ter acesso ao benefício.

Depois de ter feito a solicitação do valor do Coronavoucher, o beneficiário deverá aguardar pelo seu pagamento.

  • A entrega do auxílio é feita por depósito bancário;
  • E para cidadãos que já possuem conta na Caixa, Banco do Brasil e outros bancos privados, o valor poderá ser sacado em espécie assim que ele estiver disponível.
Como Receber o CoronaVoucher
Como Receber o CoronaVoucher

Agora, para os beneficiários fora da rede bancária, a CAIXA disponibilizará contas digitais de forma gratuita para que o cidadão possa retirar o benefício na data estabelecida no cronograma do auxílio emergencial. Fora isso, a conta também permitirá a realização de transferências e pagamento de boletos.


Calendário CorounaVoucher de Pagamentos

Data de pagamento da primeira parcela do CoronaVoucher

  • Dia 09/04: Quem já tem conta na Caixa ou Banco do Brasil
  • Dia 14/04: Quem não tem conta na Caixa ou Banco do Brasil
  • Quem já recebe o Bolsa Família, segue o calendário do Bolsa Família.

Data de pagamento da segunda parcela do CoronaVoucher

Mês de Aniversário Data do Pagamento
Janeiro, Fevereiro e Março 27.04
Abril, Maio e Junho 28.04
Julho, Agosto e Setembro 29.04
Outubro, Novembro e Dezembro 30.04

Data de pagamento da terceira parcela do CoronaVoucher

Mês de Aniversário Data do Pagamento
Janeiro, Fevereiro e Março 26.05
Abril, Maio e Junho 27.05
Julho, Agosto e Setembro 28.05
Outubro, Novembro e Dezembro 29.05

Fim do Bolsa Família 2024 – Verdade ou Mentira?

Os recentes cortes que vem sendo realizados pelo governo Bolsonaro, tem gerado várias polemicas principalmente por conta do possível Fim do Bolsa Família 2024. Para esclarecer esse boato, preparamos este post que explica o possível fim do Bolsa família. Acompanhe.

Fim do Bolsa Família 2024
Fim do Bolsa Família 2024

Fim do Bolsa Família 2024: Verdade ou Mentira?

O fim do Bolsa Família é MENTIRA
O Presidente Jair Bolsonaro nunca disse que ia acabar com o Bolsa Família. Em 2019, o benefício até foi apliado, atravéz do pagamento do 13º do benefício.

Não há dúvidas de que o Bolsa Família 2024 é um programa que tem feito um bem imenso para as famílias brasileiras de baixa renda familiar, e que por isso, a sua extinção significaria mais famílias vivendo em situação de extrema precariedade.

Por isso, é quase que ilógico pensar que algum governo no mundo realizaria um ato tão desumano como o Fim do Bolsa Família 2024. A verdade é que o governo Bolsonaro não quer acabar com o bolsa família. Mas sim realizar algumas mudanças nele para deixa-lo ainda melhor.

 


Bolsa Família Vai Acabar?

Felizmente o Fim do Bolsa Família 2024 não vai acontecer. No entanto, ele sofrerá algumas alterações para beneficiar as pessoas que realmente são merecedoras de seus auxílios.

As mudanças que serão implementadas no programa visam impedir que os fundos que seriam melhor usados pelas famílias que realmente merecem, caiam nas mãos de pessoas que somente querem se aproveitar desse dinheiro.

Com essas alterações, poderão ser identificados os atuais beneficiários que não são merecedores do Bolsa família. Isso permitirá que haja mais fundos no Bolsa família para serem distribuídos entre as famílias necessitadas, e melhorar deste jeito as suas vidas.

No caso de benefícios que estão cadastrados em nome de políticos e pessoas cuja renda ultrapassa o limite estipulado pelo bolsa família para o recebimento do auxílio, por exemplo, o direito de participação nesse programa será vedado.

Sendo assim, todas as famílias inscritas no Bolsa Família que cumprem com os requisitos impostos pelo programa, não precisam preocupar-se com esses cortes. Pois elas não serão afetadas negativamente com isso.

Bolsonaro Vai acabar com o Bolsa Família?

O próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, já declarou que não fará a extinção do Bolsa Família. Reafirmando que a sua intervenção nesse sentido somente será para retirar os beneficiários ilegais do programa. De modo a deixar o Bolsa Família ainda mais preparado para ajudar a todas as famílias de baixa renda.


Em que casos o Bolsa Família pode ser bloqueado?

Em alguns casos, seu beneficio poderá ser cancelado, sem aviso prévio. Normalmente isso só ocorre quando existe suspeita de irregularidades, ou que a família não necessita mais do benefício.

Confira abaixo os principais casos de bloqueio do bolsa família:

1. Falta de atualização cadastral

Para que o Bolsa família tenha informações atualizadas acerca das famílias beneficiadas e saber se elas ainda merecem ou não ter os auxílios do programa, é preciso que todos os beneficiários do programa realizem a atualização dos seus dados no CadÚnico.

Quando há falta na atualização dessas informações, segue-se com o bloqueio do benefício. Por isso, é preciso que o beneficiário realize a atualização das suas informações cadastrais a cada 2 anos. Pois, essa é a exigência imposta pelo Bolsa família.

2. Falta de saques

Caso a família fique por 90 dias sem realizar nenhum saque do benefício, o cartão será bloqueado automaticamente. Nesses casos, se considera que a família não precisa mais do benefício, por isso não está mais realizando os saques.

3. Não cumprir as regras do PBF

Outro caso é quando o grupo familiar deixa de cumprir as regras do Programa. As principais irregularidades que causam bloqueio são:

  • Não fazer o recadastramento quando for solicitado;
  • Trocar os filhos de escola e não fazer o recadastramento;
  • Crianças não atingiram o tempo mínimo de presença escolar;
  • Crianças não tomaram as vacinas dentro do calendário de vacinação;
  • Mudança de endereço sem comunicar o Cadastro único;
  • Suspeita de que a renda familiar subiu.

Em que casos o Bolsa Família pode ser cancelado?

Não é somente a falta na atualização de informações que pode conduzir ao bloqueio do Bolsa família. Sendo que há irregularidades que quando cometidas podem levar a paragem completa do benefício. Ou seja, o bolsa família pode ser cancelado, como ocorre no caso de acúmulo do valor dos benefícios por muito tempo sem retirá-lo.