O Bolsa Família é um dos maiores programas de transferência de renda do mundo. Esse programa possui objetivo de retirar famílias de situações de pobreza e extrema pobreza. A cada dois anos, os beneficiários devem efetuar o recadastramento para continuar recebendo o beneficiário mensalmente.
No entanto, poucas pessoas sabem como realizar esse procedimento. Então, quer saber como fazer o recadastramento Bolsa Família? Leia o artigo abaixo!
Conteúdo do Artigo
Recadastramento Bolsa Família
O recadastramento do Bolsa Família é um procedimento solicitado aos beneficiários a cada dois anos de cadastro no programa. Na ocasião, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), responsável pelo programa, convoca obrigatoriamente as pessoas cadastradas para fazer a atualização das informações.
Esse procedimento é essencial para garantir que todos os dados informados pelos beneficiários estejam em dia para evitar fraudes.
As famílias cadastradas no Bolsa Família são avisadas sobre o período de recadastro no programa por meio do extrato emitido ao utilizar o Cartão do Cidadão. Portanto, os beneficiários devem ficar bem atentos as mensagens que são exibidas no extrato.
Quem Pode Fazer o Recadastramento Bolsa Família
O recadastramento no Bolsa Família é obrigatório caso o beneficiário em conjunto com grupo familiar passe por algumas situações específicas. Ou seja, podem solicitar o recadastramento o grupo familiar
- Modificação na composição do grupo familiar (exemplo: beneficiários matriculados saiam do grupo).
- Alteração de endereço residencial do grupo familiar.
- Alteração na renda de algum dos membros economicamente ativos presente no grupo familiar.
- Alteração na escola das crianças ou jovens cadastrado no programa.
- Caso o grupo familiar seja requisitado a refazer o cadastro.
Se o beneficiário não realizar o recadastramento, o programa será temporariamente bloqueado. Fique atento, pois todas as regras deverão serem seguidas. Somente dessa maneira, você continuará a receber o Bolsa Família.
Documentos Necessários Para o Recadastro do Bolsa Família
Para solicitar o recadastramento do programa, o beneficiário deve apresentar uma série de documentação do grupo familiar.
- Certidão de Nascimento
- Título de eleitor (em dia com a Justiça Eleitoral)
- Comprovante de residência (fatura de água, luz, telefone dos últimos três meses)
- Documento de identificação com foto (CNH ou RG)
- Carteira de trabalho dos membros do grupo familiar que são economicamente ativos.
- Comprovante de matrícula escolar (para crianças e jovens entre 0 e 17 anos de idade)
Recadastramento Bolsa Família Pela Internet
Por enquanto, o Bolsa Família ainda não possibilita o recadastro pela internet. Por se tratar de um procedimento que confere os documentos pertencente ao beneficiário e grupo familiar com objetivo de evitar fraudes, o Ministério do Desenvolvimento Social só permite o recadastramento pessoalmente.
Para realizar o recadastramento no Bolsa Família, o beneficiário deve comparecer até a Secretaria de Assistência Social ou Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) portando todos os documentos citados acima e solicitar o recadastro. Além disso, também é preciso estar seguindo todos os requisitos de participação do programa.
Com o recadastramento em dia, o beneficiário não terá o Bolsa Família suspenso ou cancelado. Na ocasião, o próximo recadastro no programa será depois de dois anos ou caso tenha alguma modificação.