Recadastramento Bolsa Família

O Bolsa Família é um dos maiores programas de transferência de renda do mundo. Esse programa possui objetivo de retirar famílias de situações de pobreza e extrema pobreza. A cada dois anos, os beneficiários devem efetuar o recadastramento para continuar recebendo o beneficiário mensalmente.

No entanto, poucas pessoas sabem como realizar esse procedimento. Então, quer saber como fazer o recadastramento Bolsa Família? Leia o artigo abaixo!

"<yoastmark


Recadastramento Bolsa Família

O recadastramento do Bolsa Família é um procedimento solicitado aos beneficiários a cada dois anos de cadastro no programa. Na ocasião, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), responsável pelo programa, convoca obrigatoriamente as pessoas cadastradas para fazer a atualização das informações.

Esse procedimento é essencial para garantir que todos os dados informados pelos beneficiários estejam em dia para evitar fraudes.

As famílias cadastradas no Bolsa Família são avisadas sobre o período de recadastro no programa por meio do extrato emitido ao utilizar o Cartão do Cidadão. Portanto, os beneficiários devem ficar bem atentos as mensagens que são exibidas no extrato.


Quem Pode Fazer o Recadastramento Bolsa Família

O recadastramento no Bolsa Família é obrigatório caso o beneficiário em conjunto com grupo familiar passe por algumas situações específicas. Ou seja, podem solicitar o recadastramento o grupo familiar

  • Modificação na composição do grupo familiar (exemplo: beneficiários matriculados saiam do grupo).
  • Alteração de endereço residencial do grupo familiar.
  • Alteração na renda de algum dos membros economicamente ativos presente no grupo familiar.
  • Alteração na escola das crianças ou jovens cadastrado no programa.
  • Caso o grupo familiar seja requisitado a refazer o cadastro.

Se o beneficiário não realizar o recadastramento, o programa será temporariamente bloqueado. Fique atento, pois todas as regras deverão serem seguidas. Somente dessa maneira, você continuará a receber o Bolsa Família.


Documentos Necessários Para o Recadastro do Bolsa Família

Para solicitar o recadastramento do programa, o beneficiário deve apresentar uma série de documentação do grupo familiar.

  • Certidão de Nascimento
  • Título de eleitor (em dia com a Justiça Eleitoral)
  • Comprovante de residência (fatura de água, luz, telefone dos últimos três meses)
  • Documento de identificação com foto (CNH ou RG)
  • Carteira de trabalho dos membros do grupo familiar que são economicamente ativos.
  • Comprovante de matrícula escolar (para crianças e jovens entre 0 e 17 anos de idade)

Recadastramento Bolsa Família Pela Internet

Por enquanto, o Bolsa Família ainda não possibilita o recadastro pela internet. Por se tratar de um procedimento que confere os documentos pertencente ao beneficiário e grupo familiar com objetivo de evitar fraudes, o Ministério do Desenvolvimento Social só permite o recadastramento pessoalmente.

Para realizar o recadastramento no Bolsa Família, o beneficiário deve comparecer até a Secretaria de Assistência Social ou Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) portando todos os documentos citados acima e solicitar o recadastro. Além disso, também é preciso estar seguindo todos os requisitos de participação do programa.

Com o recadastramento em dia, o beneficiário não terá o Bolsa Família suspenso ou cancelado. Na ocasião, o próximo recadastro no programa será depois de dois anos ou caso tenha alguma modificação.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *